Liga Europa

15-09-2016 21:58

Braga não vai além do empate frente ao Gent na Pedreira

Milisevic fez o golo dos belgas, André Pinto empatou para os minhotos. Na outra partida deste grupo H o Shakhtar de Paulo Fonseca venceu o Konyaspor por 1-0.
SC Braga - Gent
Foto: Lusa

SC Braga - Gent

Por Evandro Delgado sapodesporto@sapo.pt

O SC Braga empatou a uma bola com o Gent, em partida da 1.ª jornada do Grupo H da Liga Europa. Milisevic fez o golo dos belgas, André Pinto empatou para os minhotos. Na outra partida deste grupo H o Shakhtar de Paulo Fonseca venceu o Konyaspor por 1-0.

Num grupo complicado, o SC Braga sabia que era preciso ganhar todos os jogos em casa, pelo menos os que com as equipas menos cotadas para sonhar com a passagem à próxima fase. Apesar do nome do adversário, a tarefa não se adivinhava fácil. O Gent, 3.º colocado da Liga Belga na época passada, vinha de três vitórias e um empate nas rondas de apuramento para a Liga Europa. A equipa de José Peseiro também apresentava números curiosos nesta prova, já que apenas tinha perdido um dos últimos seis jogos da Liga Europa.

Para este jogo, Peseiro não pode contar com o aniversariante Ricardo Horta. O médio está a contas com uma virose e não jogou, tendo entrado Rui Fonte para o seu lugar nos convocados. Já o Gent apresentou-se com quatro jogadores que já jogaram na Liga portuguesa: Mitrovic (ex-Benfica), Anderson Esiti (ex-Estoril), Renato Neto e Rabiu Ibrahim (ex-Sporting).

A equipa minhota entrou praticamente a perder. Aos seis minutos o avançado Milisevic marcou um livre de forma brilhante e bateu Matheus pela primeira vez. Um golo que deu ainda mais confiança aos belgas, que atacavam preferencialmente pelo lado direito, para tirar partido da velocidade de Simon.

A resposta minhota surgiu em forma de empate aos 24 minutos. Wilson Eduardo bateu um livre para a área, André Pinto antecipou-se à concorrência e fez o empate de cabeça. Logo de seguida o resultado poderia ter mudado, mas o árbitro anulou um golo a Renato Neto, por considerar que Mitrovic fez um bloqueio ilegal sobre um defensor contrário, antes de a bola chegar ao médio ex-Sporting.

O SC Braga ia crescendo em jogo, tentava chegar ao 2-1 antes do intervalo mas sem sucesso. Pedro Santos teve uma perdida incrível aos 45 quando deu mal na bola ao segundo poste (tinha tudo para marcar). E aos 46 foi o guarda-redes Rinne a negar o golo a Bakic, com uma defesa monstruosa.

A entrada do SC Braga no segundo tempo foi igual à primeira parte: sonolenta, desconcentrada. O 2-1 para o Gent só não apareceu porque Matheus negou o golo a Perbet aos 53. O jogo estava dividido, com o perigo junto das duas balizas. Os minhotos erravam quase sempre no último passe, os belgas jogavam sem completos e iam criando problemas à defensiva do SC Braga.

O SC Braga teve de ´carregar no acelerador` para tentar a vitória. Aos 65 minutos o poste foi amigo dos belgas e negou o golo a Wilson Eduardo. O mesmo Wilson Eduardo vai perder um ´golo cantado` no minuto seguinte, na cara do guarda-redes contrário. Perdida incrível. Na outra baliza também podia ter havido golo por Coulibaly, que entrou no lugar do lesionado Simon. O avançado teve duas oportunidades flagrantes mas não teve calma para bater Matheus. A última oportunidade até é do Gent mas Matheus voltou a mostrar reflexos e negou o golo a Milisevic.

O SC Braga entra com o pé esquerdo nesta edição da Liga Europa. Para se apurar, os minhotos terão de ir buscar pontos fora. Na outra partida deste grupo H o Shakhtar de Paulo Fonseca venceu o Konyaspor por 1-0.

Conteúdo publicado por Sportinforma