Futebol

15-09-2016 12:23

Cinco treinadores portugueses na luta pela Liga Europa

José Mourinho lidera o contingente português que incluiu Paulo Bento, Paulo Sousa, Paulo Fonseca e José Peseiro.
José Mourinho reage durante o dérbi de Manchester
Foto: EPA/Peter Powell

José Mourinho começa esta noite a caminhada na Liga Europa com o United

Por SAPO Desporto sapodesporto@sapo.pt

Depois da estreia da Liga dos Campeões, é dia de estreia da Liga Europa. A segunda competição europeia da UEFA arranca esta quinta-feira e há treinadores portugueses que estão na luta para tentar conquistar o troféu. José Mourinho, Paulo Sousa, José Peseiro, Paulo Bento e Paulo Fonseca são os cinco técnicos lusos que fazem parte dos 48 treinadores que estão em prova.

De volta à Liga Europa está José Mourinho. O treinador do Manchester United esteve 13 anos afastado da competição (participou na Champions) e está de regresso com os ‘red devils’. Na única participação na prova (ainda na extinta Taça UEFA), o português venceu o troféu ao serviço do FC Porto.

A conquista europeia entrou num dos melhores períodos da carreira do treinador. Relembre-se de que nessa passagem pelos dragões, Mourinho venceu a Taça UEFA e a Liga dos Campeões em anos seguidos com a equipa portuguesa.

A equipa de Manchester é vista como uma das favoritas a vencer tanto o grupo como a prova toda. Os britânicos estão inseridos no grupo A com Fenerbahce (Turquia), Feyenoord (Holanda) e Zorya (Ucrânia). A questão passa por saber se o português se vai focar na competição ou se aponta unicamente para a Premier League. Mourinho já afirmou que o seu objetivo é o título de campeão em Inglaterra.

Do grupo G chega o único duelo de treinadores portugueses. Shakhtar Donestsk e SC Braga são os dois favoritos a garantir a passagem à próxima fase no grupo H e têm duelo marcado para a segunda jornada. Paulo Fonseca vai reencontrar os bracarenses que treinou na época passada. José Peseiro foi o escolhido para prosseguir o trabalho deixado pelo português antes de rumar à Ucrânia.

A disputa com o Shakhtar ganha ainda novo entusiasmo. Foram os ucranianos que eliminaram o SC Braga da última presença na Europa. A ‘luta’ entre treinadores também tem força renovada. José Peseiro e Paulo Fonseca enfrentaram-se na última edição da Taça de Portugal que acabou com a vitória do SC Braga de Paulo Fonseca.

De Itália chega a Fiorentina de Paulo Sousa. O antigo treinador do Basileia tem tido um bom percurso nas últimas competições europeias e quer manter o bom momento de forma. A equipa ‘viola’ está no grupo J com Paok (Grécia), Slovan Liberec (República Checa) e Qarabag (Azerbaijão). Favorita à vitória, a equipa de Paulo Sousa tem argumentos mais do que suficiente para se superiorizar e estar na próxima fase.

A mais recente aquisição ao contingente europeu é Paulo Bento. Depois de uma má experiência no Brasil, o antigo selecionador nacional foi o escolhido para orientar o Olympiakos. O técnico luso entrou para o lugar de Marco Silva na fase de play-off e eliminou o Arouca com alguma dificuldade. No grupo B com Astana (Azerbaijão), Apoel (Chipre) e Young Boys (Suíça), as expectativas de uma presença na próxima fase ganha força para os campeões gregos.

A primeira jornada da Liga Europa começa esta quinta-feira em dois horários diferentes. Confira aqui que vão ser os adversários dos treinadores portugueses na primeira jornada.

Veja o calendário para os jogos desta tarde e noite

Conteúdo publicado por Sportinforma