Paulo Fonseca revelou que aprendeu muito com Jorge Jesus. O antigo treinador do SC Braga afirmou, em entrevista ao site da UEFA, que o treinador do Sporting foi um dos que mais lhe chamaram à atenção. No entanto, o técnico do Shakthar Donetsk realçou ainda influências de Guardiola e Mourinho.

“Há um treinador em Portugal com quem trabalhei e aprendi muito, o Jorge Jesus. E há outros treinadores com os quais aprendi assistindo às suas equipas a jogar: Pep Guardiola, e alguns outros portugueses como José Mourinho, Vítor Pereira, André Villas-Boas e Leonardo Jardim. Mas eu não sou uma réplica de nenhum deles. Tenho minhas próprias ideias”, afirmou.

Depois de ter conquistado a Taça de Portugal com os ‘bracarenses’, Paulo Fonseca rumou à Ucrânia onde orienta o Shakthar Donetsk. Na Liga Europa, a equipa do treinador luso vai enfrentar o SC Braga, a sua antiga equipa. Na antevisão do encontro, Paulo Fonseca admitiu que não queria reencontrar os minhotos.

“Não queria o SC Braga por uma razão muito simples, é um clube onde tenho muitos amigos, uma cidade que cuidou de mim, e onde ganhámos uma Taça de Portugal em 2015/16. Agora eles são adversários e tenho de vê-los dessa forma. São clubes com diferentes objetivos e orçamentos. O SC Braga é o quarto clube em Portugal e há um abismo em termos de investimento comparando com os três ´grandes`, que significa que o SC Braga não pode competir. O Shakhtar é um clube que joga para ganhar troféus”.

O Shakthar Donetsk vai enfrentar o SC Braga na próxima quinta-feira na segunda jornada da fase de grupos da Liga Europa. O reencontro dos ‘bracarenses’ com Paulo Fonseca tem mais especto do que apenas a junção das duas partes. O jogo ganhou novo ânimo uma vez que o SC Braga foi eliminado pelos ucranianos na última edição.