O SC Braga perdeu com o Shakhtar Donetsk por 2-0, em jogo da 2.ª jornada do Grupo H da Liga Europa. No reencontro de Paulo Fonseca com a sua anterior equipa, foi o técnico português quem sorriu neste duelo luso de treinadores lusos na UEFA. Peseiro nunca conseguiu arranjar formas de contrariar a organização dos ucranianos. Os golos foram apontados por Stepanenko e Kovalenko. O SC Braga esteve quase toda a segunda parte a jogar com mais um.

Depois do empate a uma bola com o Clug Brugge na primeira ronda, pedia-se um SC Braga diferente, capaz de fazer frente ao adversário mais cotado do grupo. No Arena Lviv, palco emprestado do Shakhtar Donetsk, José Peseiro apresentou uma nova dupla de centrais, formada por Rosic e Artur Jorge (filho do antigo defesa do Braga, ... Artur Jorge).

Este reencontro com Paulo Fonseca começou a correr mal ao Braga logo aos cinco minutos. Stepanenko aproveitou um ressalto na área após livre lateral para fuzilar Marafona. Por esta altura o SC Braga ainda estudava formas de ultrapassar a defensiva ucraniana.

Paulo Fonseca, que conhece muito bem este Braga (era técnico dos minhotos na época passada), montou um esquema que anulou por completo as ideias de José Peseiro. Um meio-campo pressionante e móvel, muito jogo entrelinhas, mobilidade dos avançados baralharam por completo o Braga. Apenas nas bolas paradas os minhotos chegavam à baliza de Pyatov mas sem criar perigo. No outro lado, os defesas centrais do Braga iam apagando os ´fogos ateados` pelos avançados ucranianos, face a inoperância da zona intermédia dos minhotos.

O segundo tempo começou com uma decisão duvidosa do árbitro Stieler, da Alemanha. O médio Fred passou por vários adversários, entrou na área minhota como faca quente em manteiga e caiu, num lance com Baiano. O árbitro entendeu que foi simulação, mostrou o segundo amarelo ao brasileiro do Shakhtar. Dá a sensação que seria penálti e nunca simulação. Paulo Fonseca desesperava por ver a equipa com menos, quando faltavam 40 minutos de jogo.

Apesar disso, o Braga não cresceu, mesmo a jogar com mais um. Era o Shakhtar quem continuava a mandar, agora com Stepanenko na zona do meio-campo e Ferreyra sozinho na frente. Aos 55 Kovalenko aproveitou um livre direto que foi desviado pela barreira para bater Marafona pela segunda vez. A defensiva minhota pediu fora-de-jogo, que não existiu. Um golo sofrido mesmo em vantagem numérica.

Peseiro aproveitou para refrescar a equipa, lançando o avançado Stojiljkovic no lugar de Ricardo Horta. Depois fez entrar Tomás Martínez para o lugar de Wilson Eduardo. A primeira grande ocasião dos ´guerreiros` apareceu aos 66 minutos. Stojilkovic apareceu em boa posição mas deu mal na bola e desperdiçou uma oportunidade criada por Wilson Eduardo.

Já na parte final, e mesmo com menos um, é o Shakhtar a ficar perto do 3-0 por Taíson. O médio brasileiro aproveitou nova oferta da defesa do Braga para rematar à baliza. Apareceu Rosic a evitar males maiores. Dois minutos depois, segunda nova oportunidade para o Braga. Vukcevic apareceu na cara do golo após livre lateral de Mauro mas atirou por cima. Era a derradeira oportunidade para atenuar a derrota.

O Braga ocupa assim o 3.º lugar do Grupo H com um ponto, menos três que o Gent e menos cinco que o Shakhtar que só tem vitórias. Na próxima ronda o Braga defronta o Konyaspor da Turquia, que esta noite perdeu com o Gent por 2-0.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.