O SC Braga empatou esta quinta-feira com o Konyaspor (1-1), em partida da 3ª jornada do grupo H da Liga Europa.

Em relação à equipa lançada por José Peseiro, Alan foi a maior novidade no onze arsenalista. Essa posição tem sido ocupada por Ricardo Horta.

Quase obrigatório vencer, era a missão que o SC Braga que precisava cumprir essa missão na Turquia após o empate com o Gent e a derrota com o Shakhtar nas duas primeiras jornadas do grupo.

Mas ao invés de entrar com tudo, a turma de José Peseiro entrou no mínimo desplicente na Torku Arena. Talvez intimidada pelo ambiente vivido nas bancadas, como é apanágio na Turquia, o SC Braga podia ter ficado a perder logo aos dois minutos. Foi Goiano a salvar em cima da baliza, depois de um cabeceamento de Bajic.

Mas não foi só susto, já que a superioridade inicial dos locais ficou confirmada aos 9 minutos, com o primeiro golo da partida e o primeiro do Konyaspor na Liga Europa, que somava zero pontos ao fim de duas jornadas. Depois de uma abertura de Sahiner, Milosevic perante Matheus, contornou o guardião arsenalista e fez o primeiro da partida. O lance pareceu irregular em prejuízo dos lusos.

Não ter início mais madrasto a equipa arsenalistas que aos 20 minutos podia ter sofrido o segundo, valendo o guardião Matheus a evitar o pior. Dois murros nos estômago, assim sem preparação, seria um golpe demasiado duro.

De forma tímida, o SC Braga só aos 31 minutos tentou chegar perto da baliza adversária. Remate de Hassan contra um adversário. Sem perigo é certo, mas pareceu o primeiro grito de libertação da equipa de Peseiro, sem no entanto, criar um real lance de perigo até ao intervalo.

Mesmo tratando-se de uma equipa que não apresenta grande qualidade técnica, nem de jogo, o SC Braga tinha que se transfigurar na segunda parte para conseguir dar a volta à contenda. E a equipa apareceu mesmo diferente. Mais ligada nos seus setores, depois de um primeiro tempo sem criatividade.

Pedro Santos deu o primeiro sinal, num livre, defendido com um voo de Kirintili. Aos 55 minutos, o SC Braga marcou mesmo.

Skubic meteu água ao não cortar a linha de passe a Goiano, que meter a bola no centro para a emenda vitoriosa de Hassan.

Com 35 minutos pela frente, Peseiro tirou o desinspirado Wilson Eduardo e colocou Ricardo Horta.

Para se perceber que a equipa turca queria os três pontos, Camdali colocou em sentido os homens do SC Braga com uma cabeceamento após um livre, mas com a bola a sair ao lado.

Com 25 minutos para jogar, e a 'La Quinito' José Peseiro colocou toda a carne no assador com a entrada de dois avançados frescos Rui Fonte e Stoijiljkovic.

Sem ser brilhante, mas claramente dominador, o SC Braga foi então à procura do golo que lhe daria a vitória no encontro. Contudo, sem grande clarividência. Com a muralha defensiva turca a tapar os caminhos para a baliza, a solução era a meia distância. Stoijiljkovic tentou o remate de fora, mas sem sucesso. Pouco depois, Vukcevic cabeceou por cima, depois de um centro de Pedro Santos.

Com a ineficácia portuguesa, o Konyaspor acordou para o jogo e quase deu o golpe de misericórdia ao minuto 90, numa pontapé de Meha, a quem valeu novamente o guardião Meha.

O SC Braga leva assim um ponto para Portugal e encontra-se no terceiro lugar do grupo, com dois pontos. O Gent está no terceiro lugar com quatro pontos. O Shakhtar de Paulo Fonseca é cada vez mais primeiro do grupo H.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.