Os bracarenses precisam de fazer pelo menos igual aos belgas do Gent, para manter o segundo lugar na ‘polue’, uma vez que detêm vantagem no confronto direto, devido ao maior número de golos marcados fora (2-2, contra o empate 1-1 em casa).

A formação comandada por José Peseiro até pode perder no reencontro com Paulo Fonseca, desde que o Gent, terceiro com menos um ponto do que os minhotos, não vá além do empate no terreno do lanterna-vermelha Konyaspor.

Nas cinco anteriores presenças na fase de grupos da segunda competição continental de clubes, o Sporting de Braga avançou sempre para a fase a eliminar.

Além do Shakhtar, mais cinco equipas asseguraram já a vitória nos respetivos grupos - Ajax, Roma, Schalke 04, Sparta Praga e Zenit – e outras sete conquistaram o apuramento antecipado para a fase seguinte: Anderlecht, APOEL, Athletic Bilbau, Genk, Krasnodar, Olympiacos e Saint-Étienne.

O Manchester United, treinado pelo português José Mourinho, necessita apenas de um empate frente ao Zorya, último classificado do Grupo A, independentemente do resultado da outra partida, entre Fenerbahçe e Feyenoord.

Tal como Mourinho, também Paulo Sousa tem boas perspetivas de manter a Fiorentina – que se desloca ao reduto do Karabakh - no topo do agrupamento J, enquanto Paulo Bento poderá até poupar alguns jogadores, pois já está apurado para os 16 avos de final.

O Inter Milão - que não poderá contar com o médio português João Mário por não ter sido inscrito – vai despedir-se das competições europeias desta época, procurando melhorar o registo desastroso de uma vitória e quatro derrotas.