O Manchester Unted recebe esta quinta-feira o Saint-Étienne na primeira mão dos 16 avos da Liga Europa num encontro marcado pelo frente a frente entre dois dos irmãos Pogba. Na partida em Old Trafford, Paul Pogba vai, pela primeira vez, medir forças frente ao seu irmão, Florentin.
Na conferência de imprensa antes do jogo, José Mourinho abordou a questão do confronto de Florentin e Paul Pogba com humor. Para o treinador dos ‘red devils’, é uma questão que já tinha sido falada e que, através do seu jogador, sabia que o empate era o resultado que a mãe de ambos os jogadores quer.
“Comentámos a situação dos irmãos, sim, de forma descontraída e divertida. Acho que é bom, é giro o destino. Acho que só para a mamã Pogba pode ser mais complicado. É impossível para ela escolher. Sei, pelo Paul, que a mãe deles deseja o empate, mas futuramente, um dos filhos ficará feliz e o outro não”.
Recorde-se de que Mourinho já tinha revelado a reação de Paul Pogba quando soube que iria defrontar o Saint-Étienne nos 16 avos de final da Liga Europa. Na altura, o técnico português disse que Pogba se riu às gargalhadas quando descobriu que tinha encontro marcado com o irmão mais velho.
Em sentido inverso, Florentin Pogba afirmou que se sente bastante ansioso por defrontar o irmão. Ao site da UEFA, o central do emblema gaulês reiterou que, independentemente dos títulos que Pogba ganhe será sempre o seu “maninho”.
“Sei quanto ele é bom mas o facto de estar na equipa principal de um clube tão grande é incrível. Ele até pode ganhar todos os títulos que existem, mas será sempre o meu maninho. No jogo, se tiver de fazer falta, faço! Ele detesta perder. Fica maluco”, avisou Florentin Pogba.
No relvado vão estar dois Pogbas, mas ainda há um terceiro irmão que também é jogador de futebol. Mathias Pogba, irmão gémeo de Florentin e três anos mais velho do que Pogba joga no Sparta de Roterdão.

Rivalidade de irmãos não é caso exclusivo dos Pogba
Uma rivalidade de irmão dentro do relvado é um caso raro no futebol, mas não é exclusivo da família de Paul Pogba. Na história do futebol já se verificaram alguns confrontos entre membros das mesmas famílias.
O mais recente deu-se no Campeonato da Europa quando Granit Xhaka e Taulant Xhaka. Os dois jogadores enfrentaram-se na fase de grupos do Euro2016 por seleções diferentes. Granit, que entretanto assinou pelo Arsenal, representa a seleção da Suíça enquanto o seu irmão, Taulant, defende as cores da Arménia. O sorteio da competição coloco-as frente a frente no arranque do torneio. Mais recentemente, voltaram a encontrar-se mas na Liga dos Campeões quando o Arsenal defrontou o Basileia na fase de grupos.
A Liga dos Campeões também já viu a sua quota-parte de duelos entre irmãos. Em 2014/15, Bayern de Munique bateu-se com o Barcelona nas meias-finais da ‘Champion’. Nos plantéis das duas equipas estava um Alcantara de cada lado. Nos ‘blaugrana’, Raphinha enfrentou Thiago dos ‘bávaros’.
Em 2009/10 voltou a existir novo confronto de irmãos na liga milionária quando o Barcelona de Gabriel Milito defrontou o Inter de Milão onde jogava Diego Milito. Os dois irmãos já tinham jogado entre si, mas nunca numa competição europeia. Na meia-final das competições enfrentaram-se, mas apenas numa das mãos. No primeiro jogo da eliminatória, Gabriel ficou sentado no banco dos ‘blaugrana’. No fim, quem acabou por sorrir foi o Barcelona que passou para a final da Liga dos Campeões.
Na década de 80 foram os Koeman a protagonizar o duelo entre membro da mesma família. Na final da Supertaça Europeia de 1988, o KV Mechelen de Erwin Koeman surpreendeu o PSV de Ronald Koeman e conquistou o troféu para a equipa belga. Na competição decidida a duas mãos, a formação holandesa ainda se colocou na frente depois de vencer, em casa, o primeiro jogo, mas foi derrotado por 3-0 na Bélgica.
De volta a 2016, Manchester United e Saint-Étienne defrontam-se esta quinta-feira no reduto dos ‘red devils’ num encontro da primeira mão dos 16 avos da Liga Europa. A equipa de José Mouirinho é apontada como uma das formações com mais argumentos para ir longe na competição.