Mais habituado aos grandes palcos da Liga dos Campeões, o Manchester United pode apostar fortemente na conquista da segunda prova europeia de clubes, que, além de um troféu inédito, lhe pode valer o regresso à ‘Champions’, aparentemente, complicado pela via da Liga inglesa.

Por outro lado, o treinador português pode optar por outra via, que é lutar na Premier League por um lugar de acesso direto - ou através de playoff - à próxima edição da Liga dos Campeões. Em Inglaterra, os três primeiros classificados têm acesso direto à fase de grupos, enquanto o quarto lugar dá a possibilidade de jogar uma eliminatória. Neste momento, o Manchester United (60 pontos) está a quatro pontos do quarto lugar, ocupado pelo rival Manchester City. O trio da frente é ocupado por Chelsea (75), Tottenham (71) e Liverpool (66).

A principal dor de cabeça de Mourinho passa pela gravidade da lesão do avançado sueco Zlatan Ibrahimovic, o seu jogador mais influente, sofrida na quinta-feira no jogo frente ao Anderlecht, da segunda mão dos quartos de final da competição.

O United, onde alinha o guarda-redes português Joel Pereira, é claro favorito frente ao Celta, que atingiu pela primeira vez uma fase tão avançada nas provas continentais, mas procura confirmar o domínio das equipas espanholas na Liga Europa, com oito vitórias nas últimas 12 edições.

A outra meia final da Liga Europa, prova que o FC Porto venceu por duas vezes, em 2003 – ainda como Taça UEFA – e 2011, opõe duas equipas longe dos seus tempos de glória, em especial o Ajax, a única equipa em ação que já ergueu o troféu, em 1992.