O Manchester United procura esta quinta-feira garantir uma presença na final da Liga Europa na receção ao Celta de Vigo depois de um triunfo tangencial na Galiza por 1-0. Um golo de Marcus Rashford no jogo da primeira mão colocou os 'red devils' em vantagem na eliminatória, mas a formação galega vai apresentar-se em Old Trafford com muita ambição em alcançar a sua primeira final europeia.

Os 'red devils' nunca foram eliminados de uma prova europeia a duas mãos depois de vencer o primeiro jogo fora, mas o Celta de Vigo tem razões para acreditar numa reviravolta no 'Teatro dos Sonhos' uma vez que esta época conseguiu alguns triunfos notáveis fora de portas, tendo eliminado nos 16 avos de final o Shakhtar Donetsk de Paulo Fonseca com um triunfo na Ucrânia por 2-0 depois de perder em casa por 1-0.

Para além desse triunfo na Ucrânia, o Celta de Vigo conseguiu também alcançar triunfos importantes esta época nas deslocações à Rússia e à Grécia com vitórias por 2-0 sobre Krasnodar em jogo a contar para os oitavos de final, e também por 2-0 sobre o Panathinaikos em jogo a contar para a fase de grupos.

Outro dado estatístico curioso vai para o facto de o emblema inglês tem um registo negativo frente a clubes espanhóis. Em 48 jogos já disputados entre Manchester United e emblemas espanhóis, os 'red devils' venceram 13, empataram 19 e perderam em 16 ocasiões, sendo que nestas eliminatórias estão incluídas três finais europeias em campo neutro com a contabilização de uma vitória e duas derrotas.

No entanto, o registo do Celta de Vigo em 10 jogos já disputados frente a equipas inglesas é de 5 vitórias e 5 derrotas, sem empates. Em Old Trafford, os galegos procuram também interromper uma série de quatro derrotas diante de emblemas ingleses.

Tanto José Mourinho como Eduardo Berizzo têm alguns jogadores lesionados para o jogo de logo à noite, com destaque para as ausências de Zlatan Ibrahimovic no Manchester United e de Giuseppe Rossi do Celta de Vigo devido a lesões graves no joelho.

A nível de goleadores para este jogo, o Celta de Vigo conta com Iago Aspas e Mourinho com Henrikh Mkhitaryan, ambos com cinco golos em prova e com a possibilidade de superar os oito golos de Edin Džeko, da Roma, e de Giuliano, do Zenit, que entretanto já não estão em competição.

Um dado interessante em relação à prestação europeia do Manchester United em casa vai para o facto dos 'red devils' não perderem um jogo desde março de 2013, quando o Real Madrid de José Mourinho venceu por 2-1, seguindo invicto há 17 jogos em provas da UEFA (14 vitórias e três empates).

Já o Celta de Vigo marcou pelo menos uma vez em todos os jogos fora de casa e conseguiu anular a desvantagem de 1-0 levada de Vigo para eliminar o Shakhtar Donetsk nos oitavos-de-final com um triunfo por 2-0 na Ucrânia, mas pela frente irá encontrar o clube com mais vitórias na presente edição da UEFA Europa League com 9 triunfos, mais um que Ajax. O Celta, pelo contrário, conseguiu apenas seis vitórias até aqui.

O United está a lutar pela conquista do único troféu da UEFA que lhe falta sendo que esta é a sua primeira presença numa meia-final da Taça UEFA ou da UEFA Europa League.

Equipas prováveis
Manchester United: Romero; Valencia, Bailly, Blind, Darmian; Fellaini, Herrera, Pogba; Lingard, Rashford, Mkhitaryan.
Ausentes: Shaw (tornozelo), Ibrahimović (joelho), Rojo (joelho)

Celta: Sergio; Mallo, Cabral, Roncaglia, Jonny; Radoja, Tucu; Wass, Aspas, Sisto; Guidetti.
Ausentes: Rossi (joelho), Planas (joelho)