A formação marselhesa subiu provisoriamente ao terceiro lugar, com menos três pontos do que o Paris Saint-Germain e a quatro pontos do Lille, adversário do Sporting no Grupo C da Liga Europa.

No entanto, o Marselha poderá voltar ao quarto lugar no domingo, caso o Rennes vença em Bordéus, o que permitirá descolar dos marselheses e somar mais três pontos.

Em Auxerre, no estádio l'Abbe-Deschamps, Remy, aos nove minutos, colocou o Marselha a vencer, mas a expulsão de M'Bia, aos 39, obrigou os campeões em título a actuarem com menos um elemento durante 51 minutos.

Um minuto após o Marselha ter ficado reduzido a 10, o Auxerre, que ocupa a segunda metade da classificação, fez o 1-1, com Birsa a converter uma grande penalidade, aos 40.

Ainda hoje, o Lille venceu em Avignon, por 1-0, e segurou o comando e o Paris Saint-Germain manteve a diferença de um ponto para o comandante, após vencer no terreno do Valenciennes, por 2-1.

A jornada 17 conclui-se no domingo com três jogos. Além do Bordéus-Rennes, o Mónaco recebe o Saint-Étienne e o Lyon defronta em casa o Toulouse, do português Paulo Machado.