A Qatar Investment Authority, uma sociedade de investimento do Qatar, vai adquirir ainda esta terça-feira à empresa norte-americana Colony Capital 70 por cento das acções do clube francês de futebol Paris Saint-Germain.

Em comunicado, a Colony Capital confirmou que as duas partes «finalizaram o projecto de acordo», que tornará a sociedade do Qatar a accionista maioritária do clube parisiense.

«Encontrámos o melhor parceiro para garantir ao Paris Saint-Germain um lugar na história. Trata-se de uma aliança com quem partilha esta ambição», comentou o presidente do conselho fiscal do clube, Sebastien Bazin, também patrão da filiada europeia da Colony Capital, citado pelo sítio oficial do diário desportivo L’Equipe.

Pelos 70 por cento das acções, a Qatar Investment Authority desembolsará 50 milhões de euros, assimilando o ‘buraco’ de 19 milhões no orçamento desta temporada, mais as dívidas do clube, estimadas entre os 15 e os 20 milhões de euros.

A Colony Capital, que comprou o clube em 2006 à estação televisiva Canal Plus, manter-se-á como accionista do clube, mas minoritário, com pouco mais de 25 por cento das acções, enquanto a Butler Capital Partners, empresa francesa de investimentos, manterá os 4,2 por cento de títulos.

Duas vezes campeão de França (1986 e 1994), o Paris Saint-Germain terminou o último campeonato, ganho pelo Lille, no quarto posto, que lhe valeu o apuramento para a Liga Europa da próxima temporada.