Os acionistas do RC Lens, do segundo escalão de futebol francês, anunciaram hoje ter alcançado um acordo de princípio para a renovação do Estádio Félix-Bollaert, um dos recintos que vai acolher o Euro2016.

«Sob a égide do ministro dos Desportos (David Douillet), que reuniu todas as partes interessadas – autoridades locais e acionistas – no início de janeiro, foi alcançado um acordo de princípio» para a renovação do estádio, que deverá custar cerca de 78 milhões de euros, explicaram os acionistas em comunicado.

Segundo a mesma nota, «o clube poderá ceder o empréstimo de longo prazo a um consórcio público, composto pelo conselho regional Nord/Pas-de-Calais, pelo conselho geral do Pas-de-Calais e a comunidade de Lens-Liévin».

Desta forma, estas autoridades locais tornar-se-ão proprietárias Félix-Bollaert, que o município de Lens cedeu ao clube até 2052 ao abrigo do empréstimo de longo prazo, seguindo uma das sugestões apresentadas em dezembro pelo acionista maioritário do RC Lens, o Crédit Agricole Nord de France.

«As autoridades locais podem assumir a posse e responsabilizarem-se pela reabilitação do estádio. Os subsídios que já acordaram não serão alterados e poderão recorrer mais facilmente ao crédito bancário, enquanto o clube enfrentar esta situação [financeira]», afirmou o responsável pela matéria do Crédit Agricole, Alain Diéval.