O Lorient recebeu e venceu este domingo o Toulouse por 1-0, em encontro da 15.ª jornada da Liga francesa de futebol, marcada pela derrota de um dos candidatos ao título, o Paris Saint-Germain, na deslocação a Nice.

O golo do Lorient foi marcado por Benjamin Corgnet, mesmo em cima do intervalo, com os anfitriões a conseguirem preservar a vantagem, a despeito das tentativas do treinador visitante, Alain Casanova, para mudar o rumo dos acontecimentos.

Aos 60 minutos, Casanova sacrificou um central, Steeve Yago, pelo avançado Emmanuel Riviera, e aos 74 lançou a sua última cartada com a entrada do internacional português Yannick Djaló, em detrimento do médio Alain Regattin.

No entanto, as duas alterações não surtiram efeito e o Toulouse acabou por perder frente ao Lorient, pelo qual outro português, o lateral direito Pedrinho, de 27 anos, ex-jogador da Académica, foi titular e jogou os 90 minutos.

Com esta derrota, o Toulouse desceu ao oitavo lugar e desperdiçou a oportunidade de se “colar” a Bordéus, Valenciennes e Rennes, que somam 25 pontos, enquanto o Lorient, 11.º, “encostou” ao Lille, 10.º, com 21.

Quem aproveitou foi o Rennes, que foi ao terreno do Troyes vencer por 3-2, depois de ter estado a perder por 2-0 ao intervalo, operando uma reviravolta no marcador com três golos em 45 minutos, o último dos quais aos 89, pelo avançado do Burkina Faso, Jonathan Petroipa.

Entretanto, o Marselha venceu o Brest, no terreno deste, por 2-1, recuperando o segundo lugar isolado da Liga francesa, com 29 pontos, a dois do líder Lyon, que comanda com 31.

A 15ª jornada ficou marcada pela derrota (2-1) em Nice do PSG, com quem o FC Porto vai discutir o primeiro lugar do grupo A da Liga dos Campeões, na próxima terça-feira, no Parque dos Príncipes, derrota essa que atira a equipa da capital para o quarto lugar, com os mesmos pontos do terceiro, o Saint-Étienne, e a cinco do líder Lyon.