Dezanove anos após o último título, sob o comando do treinador português Artur Jorge, o Paris Saint-Germain sagrou-se hoje novamente campeão francês de futebol, após um investimento milionário protagonizado por Nasser Al-Khelaifi.

As contratações do sueco Zlatan Ibrahimovic e do brasileiro Thiago Silva, ambos ao AC Milan, do argentino Ezequiel Lavezzi, ao Nápoles, do brasileiro Lucas Moura, ao São Paulo e, em janeiro de 2013, do inglês David Beckham, aos norte-americanos LA Galaxy, personificaram a ambição do clube gaulês.

O domínio no mercado de transferências não foi imediatamente notório na classificação, uma vez que a formação comandada pelo italiano Carlo Ancelotti apenas se isolou na liderança em fevereiro, após a 23.ª jornada, quando goleou no terreno do Toulouse (4-0) e beneficiou do desaire do Lyon em Ajaccio (3-1).

Desde então, o PSG sofreu apenas uma derrota, na visita ao “aflito” Reims (1-0), na 27.ª jornada, tendo ficado apenas com dois pontos de vantagem para o Lyon, mas consolidou a liderança na ronda seguinte, graças ao empate da equipa do Ródano na deslocação ao Brest (1-1).

Agora, a duas jornadas do fim do campeonato, o Paris Saint-Germain celebrou o terceiro título gaulês da sua história, repetindo os feitos de 1985/86 e 1993/94, ao vencer em casa do Lyon por 1-0.

A consistência no campeonato gaulês resulta de uma defesa sólida, a menos batida da competição, na qual se destaca o guarda-redes Salvatore Sirigu e o central Thiago Silva, bem protegidos pelos sólidos “todo-o-terreno” do meio-campo - Matuidi e Verrati.

O melhor ataque da prova fica também a dever-se aos golos do “genial” Ibrahimovic, autor de 27, municiado pelos sul-americanos Pastore, Lavezzi, Lucas Moura e, numa fase final, do britânico Beckham.

Nas outras competições internas, o Paris Saint-Germain não foi além dos quartos de final da Taça de França, ao perder no desempate através de grandes penalidades frente ao Évian, e da Taça da Liga, sendo eliminada da mesma forma diante do Saint-Étienne.

A nível internacional, os parisienses, apesar de não terem passado os quartos de final da Liga dos Campeões, fase em que foram eliminado pelo FC Barcelona, após dois empates (2-2 em Paris e 1-1, em Barcelona), acabaram por ter um percurso positivo, perdendo apenas na visita ao FC Porto, ainda na fase de grupos, com um golo de James Rodriguez.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.