Zlatan Ibrahimovic esteve apenas uma temporada às ordens de José Mourinho no Inter, mas foi o suficiente para o sueco ficar um defensor convicto das qualidades do treinador português. 

«Mourinho tornou-se uma pessoa pela qual eu era capaz de morrer. Ele trabalhava o dobro dos outros. Vive e respira futebol 24 horas por dia, sete dias por semana. Nunca conheci um treinador que soubesse tanto sobre os adversários. Estava lá tudo, até o tamanho das botas do terceiro guarda-redes», conta o avançado na sua autobiografia, tendo alguns excertos sido revelados pelo Daily Mail.

«Mourinho cria laços pessoais com os jogadores com os seus SMS e o seu conhecimento das nossas situações em termos de noivas e filhos. Ele não gritava, mas motivava-nos antes dos jogos. Era como no teatro, um jogo psicológico», acrescenta Ibrahimovic sobre o atual treinador do Chelsea.

Por oposição, o polémico sueco deixa um feroz ataque a Pep Guardiola, com quem não se entendeu na passagem pelo Barcelona. «Perdi a cabeça, e seria de esperar que Guardiola respondesse, mas ele é um cobarde. Se Mourinho ilumina uma sala, Guardiola fecha as cortinas. Eu acho que Guardiola tentava chegar ao nível de Mourinho», conclui.