O Saint-Etienne venceu hoje fora o Valenciennes, por 3-1, ultrapassando o Paris Saint-Germain na Liga francesa de futebol, que tem em disputa este fim de semana a quinta jornada.

A equipa "stephanoise" pode ainde ceder o primeiro lugar da classificação ao Mónaco, de João Moutinho e Ricardo Carvalho - os monegascos recebem no domingo o Lorient e são favoritos para os três pontos.

Quando falta ainda disputar o Monaco-Lorient e o Lyon-Rennes, comanda a Liga francesa o Saint-Etienne, com 12 pontos, seguido do Paris SG, com 11, e do Mónaco e Marselha, com 10 pontos cada.

No estádio do Hainaut, em Valenciennes, o Saint-Etienne demonstrou "estofo" e chegou ao 3-0, com um bis de Corgnet, aos 17 e 53, e um golo de Hamouda, aos 47. Reduziu a equipa da casa, aos 79 minutos, através de Melikson.

Na sexta-feira, o Paris Saint-Germain abriu a ronda com uma vitória por 2-0 em Bordéus. Os golos do triunfo da equipa parisiense foram marcados pelo médio Blaise Matuidi, aos 30 minutos, e pelo internacional brasileiro Lucas, aos 64 minutos.

O Paris SG, adversário do Benfica no Grupo C da Liga dos Campeões, geriu com astúcia o golo de Matuidi, ao aproveitar o balanceamento ofensivo do Bordéus, forçado a assumir a iniciativa e a despesa do jogo, facto que se traduziu em espaços nas costas da defesa da casa, explorados por Ibrahimovic e seus pares.

Não obstante o domínio do Bordéus, couberam ao PSG as melhores situações de golo da segunda parte, com destaque para duas flagrantes, aos 77 e 79 minutos, nas quais Ibrahimovic e Rabiot não conseguiram assinar o terceiro só com o guarda-redes Cédric Carrasso pela frente.

A nível de principais equipas, que descolou um pouco hoje foi o Marselha, com dificuldades evidentes para empatar em Toulouse - 1-1 foi o resultado final.

Ben Yedder adiantou o Toulouse, aos 66, e o Marselha só conseguiu restabelecer o empate a três minutos do final, golo do lateral brasileiro Lucas.

Domingo, o fecho da jornada interessa especialmente aos portugueses: no principado, ocasião para ver João Moutinho e Ricardo Carvalho, no Mónaco, enquanto que no estádio Gerland evoluem o Lyon, adversário do Vitória de Guimarães na Liga Europa, e o Rennes, do internacional português Nélson Oliveira.