O internacional português Nelson Oliveira foi hoje expulso na derrota do Rennes, por 2-0, na visita ao Guingamp, na nona jornada da Liga francesa de futebol, na qual o Mónaco ganhou com extrema dificuldade em casa por 2-1 ao Saint-Étienne.

Cartões amarelos aos 44 e 64 minutos valeram o vermelho ao avançado chamado por Paulo Bento para os decisivos confrontos de Portugal com Israel e Luxemburgo, rumo ao Mundial2014, deixando o Rennes mais à mercê da derrota, consumada com golos de Sorbon (47) e Yatabaré (69).

O Mónaco sofreu hoje para vencer o Saint-Étienne, por tangencial 2-1, êxito conseguido já perto do fim e que garante a liderança provisória: com o central Ricardo Carvalho e o médio João Moutinho a titulares, acabou por ser o também ex-portista James Rodriguez a ser decisivo, com assistências para ambos os golos.

Aos 15 minutos, o colombiano serviu o médio belga Ferreira Carrasco que, em corrida, faz o 1-0 com o pé esquerdo, mas, aos 49, o médio Romain Hamouma empatou na conclusão de um lance vistoso do ataque forasteiro, num jogo em que a sua equipa jogou sempre nos “olhos” dos monegascos.

Depois de Max Gradel, isolado, ter falhado o golo para os visitantes, e de um possível penálti sobre Falcao ter passado em claro, James Rodríguez, em lance de insistência, cruzou para o segundo poste onde surgiu o médio argentino Lucas Ocampos, que tinha substituído Carrasco, a chutar para o fundo das redes e sentenciar o jogo.

O Mónaco soma agora 21 pontos em nove jogos – o Saint Étienne mantém o sétimo com 13 – e aguarda pelo jogo grande da jornada, no domingo, quando o Marselha receber o Paris Saint-Germain, que se “encosta” novamente aos monegascos caso vença um rival que está apenas um ponto atrás, no terceiro posto.

O Lille venceu o Ajaccio 3-0 e igualou provisoriamente o Marselha no terceiro lugar com 17 pontos, objetivo falhado pelo Nice que foi derrotado 1-0 em Toulouse: Valenciennes e Reims empataram 1-1.