O presidente da França, François Hollande, em visita ao Brasil, condecorou quinta-feira com a medalha da Legião de Honra o ex-futebolista internacional brasileiro Raí Souza de Oliveira, uma das maiores figuras do Paris Saint-Germain na década de 90.

Numa cerimónia sob o testemunho da comunidade francesa radicada em São Paulo, Hollande entregou a Raí, que agora dirige uma fundação de apoio a crianças desfavorecidas, uma das mais prestigiadas condecorações atribuídas em França.

«Raí não é simplesmente um grande futebolista, é também um homem comprometido com as causas de educação aos mais frágeis e pobres. Enquanto jogador, conseguiu seduzir os adeptos parisienses, um público muito exigente», salientou Hollande na cerimónia em São Paulo.

Para o presidente francês, o antigo capitão do PSG, e campeão pelos parisienses em 1996, «espalhou elegância, talento e gentileza em todos os campos franceses por onde passou».

«É uma honra, e ao mesmo tempo uma responsabilidade, continuar a ser um embaixador informal da França, seja através da economia, cultura ou desporto. Quero estar a serviço dessa relação entre os dois países», afirmou, por seu turno, Raí.