O Bordéus goleou hoje o Guingamp por 5-1 numa partida da 34.ª jornada da Liga francesa de futebol, marcada por um "hat trick" do avançado do Mali Cheick Diabaté.

A 34.ª jornada da Liga francesa ficou marcada pela despromoção do Ajaccio, que perdeu com o Bastia por 2-1 no clássico entre as equipas da Córsega.

O Ajaccio, clube do sul daquela ilha francesa, é o último classificado e, mesmo que vença os quatro jogos que faltam para terminar o campeonato, só poderá ascender ao 19.º e penúltimo lugar.

Quanto à partida disputada no estádio Jacques Chabam-Delmas, em Bordéus, Diabaté destacou-se ao marcar aos oito, 20 e 26 minutos. Aos 29 minutos, o senegalês Diallo ainda reduziu, mas Jussiê, aos 48, e Rolan, aos 68, na conversão de uma grande penalidade, estabeleceram o resultado final em 5-1.

O Bordéus mantém-se no sétimo lugar, mas aproxima-se do Marselha, que tem 51 e recebe ainda hoje o Lille, terceiro classificado com 63 pontos.

O Lorient, do defesa português Raphael Guerreiro, esteve a perder por 4-1 casa com o Montpellier, mas a partir dos 57 minutos conseguiu operar uma reviravolta no marcador e estabelecer o resultado final em 4-4.

O Valenciennes foi derrotado no seu terreno pelo Nantes por 6-2, ao passo que Reims perdeu com o Sochaux no seu estádio por 1-0.

Na outra partida realizada hoje, o Mónaco recebeu e venceu o Nice por 1-0, com o português João Moutinho na assistência para o golo apontado por Berbatov.

O campeonato francês é liderado Paris Saint-Germain, com 79 pontos mas menos um jogo (recebe quarta-feira o Evian), seguido pelo Mónaco, com 72, e pelo Nice, com 63.