A antiga internacional francesa Corinne Diacre vai substituir a portuguesa Helena Costa, que renunciou ao cargo, no comando técnico da equipa de futebol Clermont Foot 63, anunciou hoje a formação do segundo escalão francês de futebol.

Corinne Diacre, que representou a seleção gaulesa entre 1993 e 2005, substitui a portuguesa, que na semana passada renunciou ao cargo, alegando ingerências no seu trabalho.

Segundo o presidente do clube, Claude Michy, a nova treinadora, de 39 anos, assinou um contrato válido por dois anos e está “pronta” para começar a trabalhar.

O anúncio da contratação de Corinne Diacre, que também desempenhou funções na equipa técnica da seleção francesa feminina de futebol, surge poucos dias depois da polémica que envolveu a saída da treinadora portuguesa.

Helena Costa, cuja contratação foi anunciada a 7 de maio, renunciou ao cargo no início da semana, mas só dias mais tarde explicou a saída.

Em comunicado, a técnica portuguesa explicou que a sua saída se deveu ao facto de o diretor desportivo contratar jogadores sem o seu acordo.

“Considero inadmissível a uma estrutura do futebol profissional, que o/a treinador(a) tome conhecimento da contratação de jogadores novos pela secretária do clube, através de uma listagem de jogadores que realizariam os testes médicos no primeiro dia de atividades”, referiu a portuguesa, em comunicado.

Devido à saída prematura de Helena Costa, Corinne Diacre deverá tornar-se na primeira mulher a orientar uma equipa profissional masculina.