O Mónaco recebeu e venceu hoje o Lens por 2-0, em jogo da 16.ª jornada da Liga francesa de futebol, na qual o Marselha cedeu dois pontos e arrisca perder a liderança para o Paris Saint-Germain.

A equipa monegasca sentiu mais dificuldades do que o resultado deixa perceber, muito por responsabilidade do defesa-central brasileiro Wallace, expulso aos 35 minutos, na sequência de uma entrada mais ríspida, num lance de bola dividida com um adversário.

Leonardo Jardim decidiu fazer descansar o internacional português Ricardo Carvalho, alegando que a equipa precisa de aprender a jogar sem ele e criar automatismos, mas a verdade é que o central português acabou por fazer falta, tendo em conta que a expulsão prematura de Wallace deixou o Mónaco a jogar com menos um jogador durante uma hora.

A equipa monegasca colocou-se em vantagem aos 64 minutos, na sequência da marcação de um penálti pelo veterano internacional búlgaro, ex-Manchester United, Dimitar Berbatov, mas o Lens, 18.º classificado, também beneficiou de um penálti, aos 69, mas Valdivia, encarregado de o marcar, permitiu uma primeira defesa de Subasic e depois falhou de forma inacreditável a recarga, com a baliza escancarada.

O Mónaco foi forçado a sofrer um pouco para manter a vantagem e o internacional belga, de origem portuguesa, acabou por confirmar o triunfo, aos 90+3, num lance de contra-ataque.

O internacional sub-21 português Bernardo Silva não chegou a sair do "banco".

Com este triunfo, a equipa de Leonardo Jardim subiu, provisoriamente, ao oitavo lugar, ultrapassando Montpellier e Reims, que só jogam na quarta e na quinta-feira, respetivamente.

Noutro jogo de hoje, o líder Marselha perdeu dois pontos em Lorient, ao empatar a um golo, num jogo em que alinhou pela equipa da casa o recente internacional A português Raphael Guerreiro, que foi titular como médio-esquerdo (o lateral do mesmo lado foi Le Goff), num sistema de 4x4x2.

Com este tropeção, o Marselha pode ser ultrapassado e perder a liderança para o Paris Saint-Germain (PSG), que se desloca na quarta-feira ao terreno do Lille, atual 14.º classificado. Caso vença, a equipa parisiense passará a somar 36 pontos, mais um do que a equipa do sul de França.

Além destes dois jogos, disputou-se ainda o Nantes-Toulouse, que registou uma surpresa com a vitória dos visitantes por 2-1 no terreno do sétimo classificado, vitória essa que permitiu à equipa forasteira subir, provisoriamente, dois lugares na tabela classificativa, de 13.º para 11.º.

A 16.ª jornada prossegue na quarta-feira e encerra na quinta-feira com a partida Lyon-Reims, mas deve-se destacar a visita do PSG a Lille, que pode ditar uma alteração na liderança da liga francesa.