O clube português Lusitanos de Saint-Maur lamentou que o Reims não tenha cedido na totalidade as receitas do jogo a contar para os 32 avos de final da Taça de França em futebol, como manda a tradição.

O Lusitanos de Saint-Maur, que milita na chamada Divisão de Honra (sexta divisão), foi eliminado pelo Reims da Taça de França, no sábado, em casa, por 3-1.

Em carta aberta ao presidente do Reims, Jean-Pierre Caillot, publicada segunda-feira no Facebook, José de Azevedo, vice-presidente e tesoureiro do clube luso, lamentou que "os bons hábitos da Taça de França se percam do lado de Reims", relembrando a tradição segundo a qual "os clubes profissionais deixam a sua parte das receitas aos clubes amadores".

José de Azevedo apontou o dedo ao clube da primeira divisão por este ter reclamado "5.500 euros dos 6.071 euros equivalentes à metade das receitas a que legalmente têm direito". Em tom irónico, o dirigente desportivo agradeceu a restante soma de 571 euros que o Reims deixou ao clube.

"O que representam 5.500 euros para um clube profissional que se qualifica e que acede ao bónus da FFF [Federação Francesa de Futebol] e cujo orçamento é de 27 milhões de euros? Deixo-lhe imaginar o que esta soma representa para um clube amador!!!", escreveu José de Azevedo.

Em resposta, publicada na página do clube, também na segunda-feira, o Stade de Reims justificou que a sua "política sempre foi de deixar as receitas aos clubes amadores, deduzindo unicamente as despesas geradas pela deslocação" e acrescentando que "é normal que uma viagem seja indemnizada ao nível das despesas efetuadas, nem mais nem menos".

O clube da primeira divisão advertiu, ainda, que "não é responsável pelo fraco montante das receitas" alegando que 1.212 pessoas foram convidadas pelo Lusitanos de Saint-Maur e que "se elas tivessem contribuído financeiramente as receitas teriam sido mais elevadas".