O Marselha desperdiçou hoje a oportunidade de subir à liderança provisória da Liga francesa de futebol, ao ceder um empate a um golo em Rennes, em jogo da 24ª jornada.

A equipa da casa até foi a primeira a marcar, aos 27 minutos, pelo avançado sueco Ola Toivonen, vantagem que o Rennes conservou até ao intervalo.

Só na segunda parte é que o Marselha, que tinha de ganhar esta partida para se isolar provisoriamente na liderança, colocando ‘pressão’ sobre o Lyon que só entra em ação no domingo, conseguiu chegar ao empate, aos 60 minutos, através do médio argentino Lucas Ocampos, após assistência do seu companheiro de equipa Dimitri Payet.

Com este empate, o Marselha passou a somar 48 pontos, menos um do que o Lyon, que recebe no domingo o Paris Saint-Germain, naquele que será o grande jogo da 24.ª jornada, e mais um do que a equipa parisiense, que até poderá ascender à liderança isolada da Liga, caso vença o atual líder.

Nos outros jogos hoje disputados, o Bastia e o Caen venceram Metz e Toulouse, respetivamente, pelo mesmo resultado, 2-0, enquanto Bordéus, Lille e Lorient triunfaram na condição de visitantes frente a Evian, Montpellier e Reims, respetivamente, por 1-0, 2-1 e 3-1.

De destacar o triunfo do Lorient em Reims, para qual foi decisivo o contributo do recente internacional A português Raphael Guerreiro, autor do segundo golo, aos 63 minutos, quando o resultado estava empatado a um golo.

Guerreiro jogou a médio esquerdo num sistema de ‘4x4x2’, e marcou um golo de levantar o estádio, ao fazer uma diagonal interior da direita para a esquerda, passando por dois adversários, e ao aplicar um remate de fora da área fora do alcance do guarda-redes do Reims, o haitiano Johnny Placide.

Entretanto, o Mónaco orientado por Leonardo Jardim espreita a oportunidade de subir ao quarto lugar, aproveitando o tropeção do Saint-Étienne que cedeu um empate em casa a três golos com o Lens, na sexta-feira, no jogo que abriu a 24.ª jornada.

A equipa monegasca desloca-se ao terreno do Guingamp, 11º classificado, e se vencer ascenderá ao quarto lugar com 43 pontos, mais dois do que o Saint-Étienne.