Um relatório encomendado pela Liga francesa de futebol profissional (LFP) assegura que foram combinados resultados em jogos da segunda divisão gaulesa no final da época passada, revela esta quinta-feira o jornal L’Équipe.

Em concreto, o estudo considera que Caen e Nime concordaram empatar um jogo, que servia aos primeiros para subir à Liga principal e aos segundos para não descerem de divisão.

Os investigadores contratados pela LFP analisaram as imagens do jogo disputado a 13 de maio de 2014, concluindo que mostram uma “carência significativamente voluntária do nível de jogo” por ambas as equipas, o que pressupõe um “acordo prévio”.

De acordo com o relatório elaborado por estes especialistas, que trabalharam paralelamente aos juízes que investigam o processo de “corrupção ativa ou passiva” aberto por este caso, realçam que o Caen, depois de marcar o golo inaugural, permitiu o empate antes do intervalo e que as duas equipas se empenharam em “preservar a igualdade” até final.

Além da análise pericial, os investigadores recorreram às escutas feitas ao presidente do Caen, Jean-François Fortin, e ao do Nimes, Jean-Marc Conrad, num telefonema ocorrido minutos antes do encontro, em que o segundo repete, insistentemente, que o empate serve às duas equipas, falando num “presente”.

Os investigadores, que confirmaram a oferta do Nimes ao Caen de lotes de garrafas de vinho, concluíram que houve “um entendimento antes do início do jogo”.

Ainda de acordo com L’Équipe, outros seis jogos da segunda divisão francesa estão a ser investigados, todos eles envolvendo o Nimes.

A Comissão de Disciplina da LFP vai reunir a 16 e 17 de março para estudar este assunto e, eventualmente, punir os responsáveis.