A Comissão de Disciplina da Liga Francesa de Futebol (LFP) anunciou que vai analisar na quinta-feira as declarações do avançado Zlatan Ibrahimovic, que classificou a França como "um país de m..." e que estão a gerar polémica.

"Em 15 anos, nunca tinha assistido a uma arbitragem tão má, neste país de m... não merece o PSG", afirmou o internacional sueco depois do jogo de domingo, que a sua equipa perdeu por 3-2 frente ao Bordéus.

O avançado sueco do PSG, que mais tarde pediu desculpas pelas palavras ditas "a quente", arrisca uma suspensão, que poderá afastá-lo do ‘clássico’ Marselha-PSG, agendado para 05 de abril.

Em fevereiro, a Comissão de Disciplina de LFP suspendeu Zlatan Ibrahimovic por dois jogos, devido a uma entrada violenta sobre um jogador do Saint-Étienne, tendo falhado um jogo da liga francesa e um da taça da liga.

Entretanto, o sindicato dos árbitros de futebol de elite já se manifestou indignado pelas declarações do internacional sueco, considerando que "há limites que ninguém pode ultrapassar".

No domingo à noite, o jogador emitiu um comunicado no qual garantia que só estava a falar de futebol e não do país e pedia desculpa “às pessoas que se sentiram ofendidas”.

O ministro do Desporto francês, Patrick Kanner, considerou que as desculpas do jogador são insuficientes. "Teve um erro e não pediu desculpa aos árbitros, que devem estar preservados. Caso contrário, abre-se um caminho perigoso", disse Kanner.

Também hoje, a líder da Frente Nacional, Marine Le Pen, defendeu que Zlatan Ibrahimovic devia abandonar França devido aos "comentários insultuosos" depois da derrota em Bordéus.

Em declarações à rádio France Info, a líder do partido francês de extrema-direita afirmou que "os que consideram a França um país de m... podem sair".

Recorde as declarações originais de Ibrahimovic.