O Mónaco, orientado por Leonardo Jardim, empatou hoje 1-1 com o Rennes, em jogo da 33.ª jornada da Liga francesa de futebol, com o golo monegasco a ser apontado pelo médio português Bernardo Silva.

Terceiro classificado na Liga francesa, o Mónaco adiantou-se no marcador aos 28 minutos, mas deixou escapar a vantagem aos 87 minutos, permitindo ao atacante Mouhamadou Habibou chegar com sucesso à baliza guardada pelo croata Danijel Subasic.

No jogo de abertura da 33ª jornada, o Paris Saint-Germain bateu o Nice por 3-1 e isolou-se provisoriamente na liderança da Liga francesa de futebol.

O médio argentino Javier Pastore inaugurou o marcador, aos 39 minutos, mas o defesa Bodmer empatou para os anfitriões, aos 45+1. Na segunda parte, Pastore voltou a colocar a formação parisiense em vantagem, aos 63, seis minutos antes de o uruguaio Cavani fixar o resultado.

Com este triunfo, a formação comandada por Laurent Blanc assume provisoriamente a liderança do campeonato, com 65 pontos, mais um do que o Lyon, que recebe no domingo o Saint-Étienne, quinto classificado, e mais seis do que o Mónaco (que tem mais um jogo).

Noutro jogo da jornada, o Toulouse foi a casa do Lorient bater a equipa da casa por 1-0, com golo do atacante dinamarquês Martin Braithwaite.

Com a derrota de hoje, o Lorient falhou a oportunidade para fugir aos lugares de despromoção – é 18.º, com 35 pontos.

Em posição mais difícil ficou também o Bastia, que hoje recebeu o Reims e perdeu por 2-1.

O atacante francês David N´Gog adiantou o Reims no marcador logo aos cinco minutos e o argelino Aissa Mandi confirmou a superioridade dos visitantes com um golo no final da primeira parte.

O costa-marfinense Giovanni Sio ainda reduziu para o Bastia, que ficou em 16.º, com 37 pontos.

Também com 37 pontos e em 17.º lugar está o Evian, que empatou hoje 1-1 com o Guingamp.

O Evian chegou a estar em desvantagem quando o médio Claudio Beauveu adiantou o Guingamp no marcador no final da primeira parte, mas empatou aos 50 minutos com um golo do argentino Nicolas Blandi.

O Metz, penúltimo classificado da liga, recebeu e bateu por 3-1 o 20.º e último classificado, o Lens.

A equipa da casa chegou a estar a vencer por 3-0 (golos de Florent Malouda, aos 13 minutos, de Bouna Sarr, aos 57 minutos, e de Modibo Maiga, aos 79), tendo o Lens reduzido a um minuto do final do tempo regulamentar, por Aristote Madiani.