O Mónaco, equipa de Leonardo Jardim, recebeu e bateu o Metz, por 2-0, na 37.ª e penúltima jornada do campeonato gaulês, com Bernardo Silva em destaque. Os monegascos vão disputar a última ronda com dois pontos de vantagem sobre Marselha e Saint-Étienne, que ainda têm a possibilidade de chegar à Liga dos Campeões.

Bernardo Silva, que foi titular juntamente com os compatriotas Ricardo Carvalho e João Moutinho, fez o primeiro golo, aos 45 minutos, e assistiu Germain no segundo tento, aos 88.

O Marselha, que em certa altura neste campeonato chegou a ter uma larga vantagem na liderança, foi ao terreno do Lille golear por 4-0 e segue no quarto lugar, enquanto o Saint-Étienne, quinto, sentenciou o Evian para a segunda divisão, com um triunfo por 2-1.

O Evian junta-se ao Metz e Lens, que já estavam despromovidos.

Destaque ainda o Lorient, que com Raphael Guerreiro a titular empatou no campo do Nantes (1-1) e assegurou a permanência na Liga francesa.

Já o Paris Saint-Germain sagrou-se campeão francês de futebol pelo terceiro ano consecutivo. Com um triunfo por 2-1 no terreno do Montpellier, os parisienses fizeram história ao alcançar o primeiro ‘tri’ da sua história, num campeonato em que chegou mesmo a estar a sete pontos da liderança e iniciou a segunda volta no quarto lugar.

O Paris Saint-Germain chega, assim, ao quinto título (também venceu em 1985/86 e, com Artur Jorge, em 1993/94), numa época em que também já venceu Supertaça (2-0 ao Guingamp) e Taça da Liga (4-0 ao Bastia) e está na final da Taça de França (defronta o Auxerre, a 30 de maio), rumo a inédito pleno.

Em Montpellier, Matuidi (17 minutos) e o argentino Lavezzi (26) colocaram os parisienses com dois golos de vantagem ainda na primeira parte, período em que vieram ainda a sofrer o tento contrário, anotado por Anthony Mounier (40).

A equipa da capital francesa podia mesmo ter perdido o encontro, uma vez que o Lyon, única formação que podia contestar o título, empatou a uma bola na receção ao Bordéus que, por seu lado, ficou de fora das competições europeias.

Crivelli colocou o Bordéus em vantagem, logo aos três minutos, mas Fekir marcou aos nove para o Lyon, que apresentou o guarda-redes português Anthony Lopes no “onze”.

Mesmo assim, o empate foi suficiente para o Lyon garantir o segundo lugar e o acesso à “Champions”, deixando o Mónaco a lutar ‘apenas’ pela pré-eliminatória da principal prova europeia de clubes.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.