O Conselho de Estado francês deu hoje razão à Federação Francesa de Futebol (FFF) e manteve a regra que prevê três subidas e outras tantas descidas entre as 1.ª e 2.ª divisões.

A Liga de Futebol Profissional (LPF) aprovou em junho uma proposta que previa a promoção de dois clubes e a despromoção de outros dois entre a 1.ª e a 2.ª divisões, mas a FFF discordou da decisão e recorreu ao Conselho de Estado, tendo em vista a sua suspensão.

Em comunicado, o Conselho de Estado anunciou ter deferido a reclamação e manteve provisoriamente a regra de três subidas e três descidas, defendida pela FFF, e promete pronunciar-se sobre o assunto, de forma definitiva, nos próximos meses.

O futebol profissional francês vive momentos conturbados, com os clubes da primeira liga de um lado e a FFF de outro, numa ‘guerra’ que tem como pano de fundo a repartição das verbas dos direitos televisivos.

Na terça-feira, 18 dos 20 clubes da 1.ª divisão abandonaram a União de Clubes Profissionais Franceses (UCPF), a associação que os representa no seio da FFF, por considerarem que esta não defendia os seus direitos.

Os principais clubes franceses já se mostraram dispostos a criar uma associação paralela, com regras próprias e que possa tornar o futebol francês mais competitivo.