O presidente da Liga Francesa de Futebol (LFF), Frédéric Thiriez, defendeu hoje um endurecimento das sanções pecuniárias e desportivas a impor aos clubes por atos de violência, após uma reunião para analisar os incidentes no jogo Marselha-Lyon.

“Questiono as sanções atuais, porque aparentemente não são suficientemente duras”, afirmou Thiriez, no final de uma reunião de emergência para analisar os incidentes em quatro partidas da sexta jornada da liga francesa, nomeadamente no Marselha-Lyon, disputado domingo.

O presidente da LFF considerou que o atual limite de 50.000 euros de multa é “demasiado baixo” e admitiu que talvez seja preciso “impor cifras com mais alguns zeros”.

Frédéric Thiriez admitiu ainda que a retirada de pontos - apesar de afetar sobretudo os jogadores, que não são culpados pelo comportamento dos adeptos – pode também ser eficaz.

Thiriez explicou que a comissão disciplinar da LFF vai reunir na quinta-feira para analisar os incidentes ocorridos no Velodrome, ouvir as explicações do Marselha e decidir sobre eventuais sanções.

Os incidentes nas bancadas levaram à interrupção do jogo aos 60 minutos, quando o Lyon vencia por 1-0 e o Marselha jogava com menos uma unidade, devido à expulsão de Alessandrini, aos 44.

O árbitro ordenou que os jogadores abandonassem o relvado, numa altura em que o internacional português Anthony Lopes, guarda-redes do Lyon, se preparava para marcar um pontapé de baliza e, subitamente, começaram a ‘chover’ vários objetos, incluindo garrafas e copos.

Após mais de 20 minutos de interrupção, o encontro foi retomado e Rekik acabou por fazer o golo do empate, aos 68 minutos.

No sábado, o encontro entre o Bastia e o Nice (3-1) também se verificaram incidentes nas bancadas, e em Reims, adeptos do Paris Saint-Germain provocaram distúrbios após o final do encontro, que terminou empatado a um golo.

O ministro do Desporto francês classificou hoje como “inaceitáveis” os incidentes ocorridos no domingo e lembrou que o país vai organizar, dentro de poucos meses, o Euro2016, que vai decorrer de 10 de junho a 10 de julho.

Numa reação às declarações do ministro do Desporto, Frédéric Thiriez garantiu que todos os irão assistir aos jogos do Euro “estarão seguros”.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.