As partidas das primeira e segunda ligas de futebol francesas serão disputadas no fim de semana, mas sem os adeptos das equipas visitantes, anunciaram hoje os ministérios de Desporto e do Interior daquele país.

Num primeiro momento, o secretário de Estado do Desporto, Tierry Braillard, anunciou que as provas se disputariam como normalmente, apesar dos atentados terroristas em Paris e nas imediações do Estádio de França, naquela cidade.

Mas o anúncio foi reformulado pelo Ministério do Interior, que decidiu que os encontros se desenrolarão sem a presença dos adeptos das equipas visitantes.

Além disso, serão reforçadas as medidas de segurança junto das instalações desportivas, nomeadamente a identificação e revista dos que se deslocaram aos estádios.

O grupo radical sunita Estado Islâmico reivindicou no sábado os atentados perpetrados na sexta-feira em Paris, que causaram pelo menos 129 mortos, entre os quais dois portugueses, e mais de 300 feridos.

Os ataques, perpetrados por pelo menos sete terroristas, ocorreram em vários locais da cidade, entre eles uma sala de espetáculos e o Stade de France, onde decorria um jogo de futebol entre as seleções de França e da Alemanha.

A França decretou o estado de emergência e restabeleceu o controlo de fronteiras na sequência daquilo que o presidente François Hollande classificou como “ataques terroristas sem precedentes no país”.