O Paris Saint-Germain (PSG) goleou hoje o Lyon, por 5-1, e ampliou a sua liderança no campeonato francês para 17 pontos, agora seguido pelo Angers e Mónaco, emparelhados no segundo lugar à 18.ª jornada.

O guarda-redes português Anthony Lopes sofreu golos prematuros do sueco Ibrahimovic (11 minutos) e Aurier (17), mas Ferri (24) reduziu e devolveu a esperança aos forasteiros de discutir o resultado.

O problema é que o PSG não baixou o ritmo e o uruguaio Cavani (41), novamente Ibrahimovic (77), de penalti, e o brasileiro Lucas Moura (90+1) completaram a goleada.

Horas antes, o Mónaco de Leonardo Jardim vencera em casa o Saint-Ètienne por 1-0, contando com Ricardo Carvalho, João Moutinho e Hélder Costa no onze: Fábio Coentrão e Ivan Cavaleiro tinham problemas físicos e ficaram de fora, enquanto Bernardo Silva saiu do banco no último minuto para render Hélder Costa.

Dias após ter sido afastado da Liga Europa com goleada (4-1) na visita ao Tottenham, os monegascos atacaram o segundo lugar, vencendo com golo do lateral-direito brasileiro Fabinho, de grande penalidade, aos 82 minutos, altura em que o Saint-Ètienne, adversário direto – estava a apenas um ponto – jogava com dez, por expulsão, por duplo amarelo, de Malcuit (64).

O surpreendente Angers ficou em desvantagem caseira com o Bordéus com golo do avançado uruguaio Diego Rolan (40), sendo que o melhor que conseguiu foi resgatar um ponto, com o empate de Romain Thomas (83), deixando-se apanhar pelo Mónaco.

O PSG soma 48 pontos, face aos 31 de Angers e Mónaco, enquanto o Caen caiu para quarto com 30, depois de sexta-feira ter empatado 1-1 na visita ao Rennes.

Com hipóteses de recuperar posições para lutar pela Europa, o Marselha não foi além de empate caseiro com o modesto Ajaccio (1-1), que se adiantou com penalti de Zoua (19), mas viu o avançado belga Batshuayi (37) empatar.