O Mónaco, de Leonardo Jardim, desperdiçou hoje dois pontos na visita ao lanterna-vermelha Troyes, empatando 0-0 num desafio da 19.ª jornada do campeonato francês em que jogou em vantagem numérica desde os três minutos.

Com Ricardo Carvalho, João Moutinho e Hélder Costa no ‘onze’ e Bernardo Silva no banco, o Mónaco viu o defesa senegalês Mouhamadou Dabo ser expulso logo ao terceiro minuto, cometendo penalti que o avançado camaronês Lacina Traoré desperdiçou, para frustração do técnico luso.

Os monegascos, que repartiam o segundo lugar com o Angers (visita domingo o Saint Étienne), ficam, assim, a 19 pontos do líder Paris Saint-Germain, que batey fora o Caen (3-0), que era quarto classificado.

O ex-benfiquista Angel di Maria (16 e 50 minutos) e o inevitável Zlatan Ibrahmivic (36) consumaram o triunfo convincente e tranquilo do tricampeão gaulês, que contabiliza 51 pontos, em 19 jogos – cedeu apenas três empates –, sendo que o Mónaco tem 32, contra 31 do Angers e 30 do Caen.

O Lorient, de Raphael Guerreiro, cedeu um ‘nulo’ (0-0) caseiro com o Nantes. Continuam ambos em zona tranquila da classificação.

Em jogo de ‘aflitos’, o Bastia ultrapassou o Reims e afastou-se da zona de despromoção, com um triunfo por 2-0, materializado com tentos do extremo togolês Floyd Aité (21 minutos) e do jovem médio Julien Romain (79).

Um golo do avançado Wissam Ben Yedder (11) alimentou o sonho de triunfo do Toulouse em casa com o Lille, mas o médio marroquino Sofiane Boufal (87) empatou e manteve os anfitriões no penúltimo lugar, que dita a despromoção.

Por seu lado, O Rennes venceu 2-0 em casa do Guigamp, que, assim, está apenas dois pontos acima da ‘linha de água’.