O Metz, da segunda divisão francesa de futebol e que conta com quatro portugueses no plantel, demitiu hoje o treinador belga José Riga, prometendo para quinta-feira a apresentação do substituto para a ambicionada subida de divisão.

O clube, que tem como diretor desportivo o português Carlos Freitas, bem como os jogadores lusos Nuno Reis, Tiago Gomes, André Santos e Candeias, tem como objetivo voltar à principal liga gaulesa, mas o sexto lugar à 19.ª jornada, a nove pontos do líder Nancy, ditaram o desfecho: sofreu quatro derrotas nos últimos cinco jogos.

“Na sequência de uma análise profunda dos resultados a meio da época e da sua evolução no tempo, depois de debater todos os fatores que conduziram a uma degradação dos mesmos, nomeadamente nos últimos três meses, eu e o José Riga decidimos, de comum acordo, que era necessária uma mudança”, resumiu o presidente Bernard Serin.

O dirigente destaca as virtudes de José Riga, a quem abre as portas para outra colaboração no clube, mas entende que “a qualidade efetiva do Metz para atingir o objetivo de voltar à liga justifica um novo projeto desportivo”.