O futebolista português Éder revelou-se este domingo decisivo para a vitória por 4-1 do Lille sobre o Mónaco, treinado pelo compatriota Leonardo Jardim, ao marcar um golo e fazer uma assistência no jogo da 33.ª jornada do campeonato francês.

Éder abriu caminho ao triunfo do Lille, ao fazer a assistência para que o médio Morgan Amalfitano inaugurasse o marcador, aos 37 minutos, aumentando a vantagem aos 67, já com as duas equipas reduzidas a 10 jogadores, devido às expulsões dos defesas Renato Civelli, nos anfitriões, aos 55, e Elderson, nos visitantes, aos 64.

O avançado foi totalista no Lille – tal como os internacionais portugueses Bernardo Silva e Ricardo Carvalho no Mónaco -, que chegou aos 4-0 com golos do médio marroquino Mounir Obbadi (77 minutos) e do defesa Djibril Sidibe (88), antes do suplente Fares Bahlouli reduzir, aos 90+1.

Já há muito tempo sem perspetivas de conquistar o título francês, entregue com inusitada antecedência ao Paris Saint-Germain, o Mónaco caiu nesta ronda para a terceira posição, em igualdade pontual com o Lyon, que venceu na sexta-feira o Montpellier por 2-0.

Enquanto o Mónaco nem sequer está totalmente seguro na terceira posição, o Lille manteve-se no sétimo posto, mas aproximou-se dos lugares de acesso à Liga Europa na próxima época, tendo entre si os monegascos as equipas do Rennes (quarto), Saint-Etienne (quinto) e Nice (sexto).