O Mónaco goleou por 5-0 o Bastia e subiu provisoriamente ao primeiro lugar da Liga francesa de futebol, jornada que fica marcada pela pesada derrota do Paris SG e pelos petardos lançados ao guarda-redes português Anthony Lopes.

O guarda-redes luso do Lyon foi afetado pelo rebentamento de dois petardos muito perto de si, no jogo de que se disputou apenas meia hora em Metz, com vantagem de 1-0 para a equipa da casa. Viria a sair do campo pelo seu próprio pé e seguiu para o hospital, para exames de controlo.

Quanto ao Lyon, deverá ser declarado vencedor 'na secretaria', consolidando assim o quarto lugar na geral, com 28 pontos.

Após a goleada do Mónaco e do 'tropeção' do campeão Paris SG (3-0 no terreno do Montpellier) o topo da classificação volta a 'levar uma volta' e os monegascos passam de novo para primeiros - à condição, enquanto não se disputa o Nice-Toulouse de domingo.

Mónaco e Nice estão com 36 pontos, mas a equipa de Leonardo Jardim tem ampla vantagem na diferença de golos, fruto de uma invulgar 'veia' goleadora esta época, que já rendeu 50 golos em 16 jornadas. O Paris Saint-Germain, com 35 pontos, continua na 'corrida' pela revalidação de cetro.

No Estádio Luís II, Mbappe Lottin marcou o primeiro, aos 10 minutos, com os outros quatro golos golos a sucederem-se em apenas 13 minutos na segunda parte, entre os 66 e os 79 minutos.

Lemar aumentou a conta aos 66 e o colombiano Radamel Falcao bisou, aos 68 e 73. O argentino Carrillo fechou a contagem, aos 79.

João Moutinho não saiu do banco, na formação monegasca, enquanto que Bernardo Silva foi titular, para sair do 'onze' de Leonardo Jardim aos 74 minutos, rendido por Dirar.

Já apurado para os oitavos de final da Liga dos Campeões, o Mónaco joga quarta-feira em Leverkusen e seja qual for o resultado a equipa do campeonato francês vai ganhar o grupo E.