Não deu no Benfica, está a brilhar no Mónaco. A carreira de Bernardo Silva em Portugal foi efémera e o jovem criativo teve de emigrar para mostrar a sua qualidade. Na sua terceira época no clube monegasco, Bernardo Silva prepara-se para dar um salto para um clube de topo. O ex-Benfica garante que aprendeu mais nestas três épocas sob o comando de Leonardo Jardim no Mónaco do que em toda a carreira.

"Esta é a minha primeira experiência ao mais alto nível, por isso estarei sempre grato ao Mónaco por isso. Aprendi aqui a maior parte das coisas que sei sobre futebol. Jogo ao lado de grandes futebolistas, com intensidade e força. Aprendi que não se trata apenas de técnica, pois é preciso ter mesmo muita força e permanecer concentrado durante 90 minutos", contou o jovem português, em entrevista à estação de televisão norte-americana CNN.

Bernardo Silva saiu do Benfica com quase 20 anos. Passou da formação B dos ´encarnados` para uma equipa recheada de craques. Um choque muito grande para pequeno génio que não contava para Jesus na Luz.

"Jogar na liga francesa e na Liga dos Campeões foi um passo gigantesco. No início foi um pequeno choque porque comecei a jogar ao lado de [Dimitar] Berbatov e de outros grandes jogadores como João Moutinho, Ricardo Carvalho ou Anthony Martial, mas acabou por ser fantástico", explicou.

Esta deverá ser a última época de Bernardo Silva no Mónaco. O internacional português tem muito mercado em Espanha e Inglaterra, as duas Ligas que gostaria de experimentar. ´Tubarões` como Real Madrid, Manchester City, Manchester United ou Barcelona já o tem ´debaixo de olho`.

"Por agora sinto-me muito bem aqui no Mónaco. É a minha terceira temporada em França, mas é claro que todos os jogadores querem jogar nas melhores ligas. A espanhola e a inglesa são as melhores e eu, como é óbvio, sonho um dia estar lá", contou.

Na noite desta quarta-feira, Bernardo Silva e companhia vão tentar seguir para as meias-finais da Liga dos Campeões frente ao Borussia Dortmund, depois de terem ganho na Alemanha por 3-2.