O AEK Atenas decidiu suspender o futebolista Georgios Katidis até ao final da presente temporada, na sequência de um gesto que causou grande controvérsia na Grécia durante o fim-de-semana, revelou o clube em comunicado.

No comunicado publicado na página oficial do clube na internet, é revelado o castigo até final da presente temporada, que será acompanhado pelo pagamento de uma multa, que será o máximo previsto no regulamento do clube.

Apesar disso, o clube adianta que, seguindo já o primeiro pedido de desculpas apresentado ainda durante o fim-de-semana, a continuação do jogador no AEK será decidida pela direção no verão, depois de terem sido analisados os comportamentos deste durante os treinos e que estes comprovem que o ato passado foi consequência da sua imaturidade e que a sua reintegração no grupo seja possível sem grande vibração.

O jogador do AEK Atenas Giorgios Katidis foi já banido na segunda-feira da seleção por ter celebrado com a saudação nazi o golo que marcou frente ao FC Veria (2-1).

Após o encontro, o médio grego, de 20 anos, escreveu na sua conta de Twitter: «Não sou um fascista e não o faria se soubesse o que significava. Conheço as consequências e nunca o teria feito».

O treinador do AEK de Atenas, o alemão Ewald Lienen, defendeu, por seu turno, o jogador, adiantando que foi «um gesto sem qualquer ideal político por trás», algo que Katidis deve ter visto «na internet ou em qualquer outro lado e o fez sem saber o que significa», garantiu o técnico.

«Ele chorou nos balneários quando viu a reação dos meios de comunicação social. Trata-se de um jovem que precisa de ser protegido», acrescentou.

Katidis, que passou pela seleção grega de sub-19, era apontado como uma promessa para a equipa AA.