Os três jovens acusados de espancar mortalmente um árbitro auxiliar de um encontro de futebol amador em Almere (Holanda) viram hoje a sua detenção provisória prolongada em duas semanas, informou fonte judicial.

«Dois jovens de 15 anos e um de 16 anos, suspeitos de estarem envolvidos na morte de um árbitro auxiliar de 41 anos, do clube de futebol Buitenboys de Almere, permanecerão detidos provisoriamente mais duas semanas», informou o tribunal de Lelystad através de um comunicado.

O juiz considerou necessário prolongar a detenção dos acusados, enquanto aguardam julgamento por homicídio e brutalidade e violência num lugar público, sendo certo que a pena máxima que pode ser atribuída aos jovens de 15 anos é de um ano de detenção numa prisão juvenil.

O rapaz de 16 anos pode vir a ser julgado como maior de idade, o que nesse caso implicaria enfrentar uma moldura penal mais pesada.

Os três adolescentes foram presos na segunda-feira de manhã e encontram-se num centro de detenção para jovens, com o seu caso a aguardar mais investigações, conforme explicou Brigit Haan, porta-voz do tribunal à agência AFP.

«Há ainda muitas coisas e elementos a investigar», assegurou, confirmando que as audições preliminares ainda não começaram.

A agressão a Richard Nieuwenhuizenao ocorreu no domingo, num jogo de jovens entre o SC Buitenboys B3 (Almere) e o Nieuw Sloten B1 (Amesterdão), com vários jogadores deste clube, com idades entre os 15 e 16 anos, a agredirem repetidamente o juiz de linha com golpes na cara.

O árbitro auxiliar holandês, que tinha 41 anos, já tinha sido insultado várias vezes durante o jogo e assim que o árbitro deu o jogo por acabado o juiz de linha foi agredido com violência.

Um pouco mais tarde sentiu-se mal e teve de ser levado para o hospital, onde lhe foram detetadas lesões cerebrais, acabando por morrer na segunda-feira, segundo a polícia de Utrecht.

A ministra dos Desportos da Holanda, Edith Schippers, também se mostrou chocada com os «factos absolutamente horríveis», que «nada têm a ver com o desporto e não podem ser tolerados de maneira nenhuma», em declarações à televisão pública, na segunda-feira.

Em virtude deste trágico acontecimento, todos os 33.000 jogos de futebol amador holandês do próximo fim de semana foram cancelados pela Federação Holandesa de Futebol (KNVB).

Joseph Blatter, presidente da FIFA, também transmitiu os seus sentimentos ao presidente da KNVB, na segunda-feira.

Um minuto de silêncio em homenagem ao juiz de linha foi feito hoje, durante o encontro de abertura do Campeonato do Mundo de clubes da FIFA, em Yokohama, no Japão, entre o Auckland City (NZL) e o Sanfrecce Hiroshima (JAP).