O International Board (IFAB), órgão que regulamenta as regras do futebol, convidou as federações e ligas interessadas nos testes do vídeo-árbitro para participarem num primeiro seminário dedicado ao assunto, em maio, na Holanda.

O ‘workshop’, que se realizará de 18 a 20 de maio, será organizado pela Federação Holandesa de Futebol (KNVB) e ajudará, de acordo com informação avançada pela FIFA, a “demonstrar como funcionarão os testes e a tecnologia em questão”.

É indicado ainda que os organizadores de campeonatos terão a oportunidade de conhecer o funcionamento do sistema num jogo a confirmar, mas num exemplo “sem ligação” ao árbitro, além de lhes serem dadas as várias opções tecnológicas disponíveis.

Os testes “sem ligação” são simulações em que os vídeo-árbitros familiarizam-se com o dispositivo, avaliam as repetições e testam a tomada de decisões, mas sem darem conta disso ao árbitro, não interferindo na sua tomada de decisões.

Nas provas reais, ao vivo, a equipa de arbitragem está ligada e o principal árbitro decide de acordo com a informação facilitada pelo vídeo-árbitro.

Desde 2013 que a Federação Holandesa de futebol tem realizado testes “sem ligação” e os resultados permitiram à subcomissão técnica do IFAB e ao departamento tecnológico da FIFA a elaboração de um detalhado protocolo de implementação.

Após este seminário em maio as ligas e as federações interessadas terão, de acordo com a FIFA, “tempo para analisarem a informação antes de confirmarem a participação nos testes que terão lugar nos dois próximos anos”.