Futebol

16-09-2016 21:20

Holanda anuncia primeiro teste de vídeo-árbitro em competição oficial

Vários países já realizaram testes de vídeo-árbitro, nomeadamente Portugal, Estados Unidos, Austrália, Alemanha, Brasil, Itália e Holanda.
Desporto
Foto: SAPO Desporto

Desporto

Por SAPO Desporto c/Lusa sapodesporto@sapo.pt

A Federação Holandesa de Futebol (KNVB) anunciou hoje que vai realizar o primeiro teste de vídeo-árbitro numa competição oficial, mais precisamente numa partida da Taça da Holanda.

“Será o primeiro teste do género no decurso de um jogo de uma competição oficial”, assegurou à Agência France Press (AFP) o porta-voz da KNVB, Hans van Kastel.

O ensaio acontecerá quarta-feira, na partida Ajax-Willem II, e quinta-feira, no Feyenoord-FC Oss.

O International Board, organismo que garante o cumprimento das leis do futebol, autorizou, em março, os testes em contextos oficiais nos próximos dois anos, no que poderá tornar-se numa grande mudança no futebol internacional.

Vários países já realizaram testes de vídeo-árbitro, nomeadamente Portugal, Estados Unidos, Austrália, Alemanha, Brasil, Itália e Holanda.

O recurso a um assistente vídeo-árbitro foi experimentado num jogo oficial, pela primeira vez, no início de setembro, na partida amigável entre as seleções da Itália e da França.

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, quer celeridade no processo, que considera “uma página que se vira na história da modalidade”, sendo que o organismo que tutela o futebol mundial tem, neste capítulo, o Mundial de 2018 como objetivo.

Conteúdo publicado por Sportinforma