Na 19.ª jornada, e numa altura em que se fala com insistência na demissão de Rafa Benitez do comando técnico dos "reds", o treinador espanhol atenuou os rumores com uma vitória sofrida e que só foi construída depois da expulsão do irlandês Stephan Ward, admoestado com dois cartões amarelos no espaço de cinco minutos (48 e 53).

Após uma primeira parte em que o Wolverhamton chegou a assustar Anfield Road, o segundo tempo mudou para o lado dos anfitriões, que capitalizaram da melhor forma a superioridade numérica e o "desaparecimento" dos visitantes.

Steven Gerrard, aos 62 minutos, e o israelita Yossi Benayoun, oito minutos depois, asseguraram o triunfo do Liverpool, que subiu ao sétimo lugar, agora com 30 pontos, a dois do Manchester City, que "fecha" a zona europeia (e tem menos um jogo), e a muitos distantes 12 do líder Chelsea.

Horas antes, o Everton, adversário do Sporting nos 16 avos de final da Liga Europa, somou o sétimo jogo consecutivo sem vencer no campeonato, ao empatar no recinto do Sunderland (1-1), na 19ª jornada.

Mais feliz foi o treinador italiano Roberto Mancini, que se estreou no comando técnico do Manchester City (em substituição de Mark Hughes) com um triunfo em casa sobre o Stoke City, por 2-0.

A tradicional jornada imediatamente a seguir ao Natal, o "Boxing Day", começou com nova "escorregadela" do Chelsea, que deixou dois pontos na visita ao Birmingham (0-0), num resultado que não retirará os londrinos do comando da tabela.

Com mais um jogo disputado, o Chelsea lidera a classificação com mais cinco pontos que o Manchester United, que visita domingo o Hull City e tem oportunidade de reduzir diferenças para a equipa treinada por Carlo Ancelotti.

Tal como o Manchester United, também o Arsenal, que defrontará o FC Porto nos oitavos de final da Liga dos Campeões, só cumpre o "Boxing Day" no domingo, quando receber o Aston Villa, num dos embates mais esperados desta ronda e que juntará o terceiro ao quarto classificados.