Depois do empate (2-2) na jornada anterior frente ao Everton, no "Emirates", Fábregas regressou, após duas semanas lesionado, para "assumir a batuta" no meio-campo e desbravar o caminho para a vitória frente ao 19.º classificado, que luta para não descer.

A um quarto de hora do fim, com a vantagem tangencial proporcionada pelo golo do jogador da “cantera” do FC Barcelona, aos 28 minutos, Arséne Wenger lançou em campo outro produto do “Barça”, Fran Mérida, de 19 anos.

A jovem promessa do futebol espanhol não enjeitou a oportunidade e marcou o segundo golo, aos 78 minutos, assegurando a vitória para o Arsenal, que tem vindo em crescendo de forma à medida que se aproxima o primeiro embate com o FC Porto, a 17 de Fevereiro, no Dragão.

Nos restantes jogos da 22.ª jornada realizados domingo, o West Ham, em situação difícil na tabela (é antepenúltimo), foi arrancar um surpreendente "nulo" no terreno do Aston Villa, que não soube aproveitar os deslizes de Tottenham, Manchester City e Liverpool, na véspera.

Quem soube aproveitar a jornada para subir uns "furos" na classificação foi o Blackburn Rovers, que recebeu e venceu o Fulham por 2-0, com golos do congolês Samba e do neozelandês Ryan Nelsen.

O Chelsea, que "cilindrou" o Sunderland por 7-2, no sábado, mantém-se firme na liderança, com 48 pontos e menos um jogo, contra 47 do Manchester United, que, também sábado, venceu o Burnley por 3-0, e 45 do Arsenal.