Os tricampeões ingleses, que nunca tinham vencido no Emirates Stadium, mostraram um contra-ataque demolidor e deixaram a equipa londrina, adversária do FC Porto na Liga dos Campeões, a cinco pontos do Chelsea, que tem menos um jogo que os dois perseguidores mais directos.

Aos 32 minutos, Nani "fugiu" pelo lado direito, foi à linha de fundo e fez um “chapéu” ao guardião Manuel Almunia, que, ao tentar desviar a bola, acabou por a introduzir na baliza.

Apenas quatro minutos depois, o internacional português voltou a estar em destaque, quando conduziu um contra-ataque e "deu" a Rooney o segundo golo da equipa orientada por Alex Ferguson.

O sul-coreano Ji Sung Park fechou a contagem ao apontar o terceiro golo, aos 52 minutos.

O Arsenal, que visita o estádio do Dragão a 17 de Fevereiro e recebe o FC Porto a 09 de Março, só reduziu aos 80 minutos, por intermédio de Vermalen.

O Manchester United não vencia Arsenal em Londres desde 2005, época em que "gunners" ainda jogavam no velho Highbury Park.

No outro jogo do dia, da 24.ª jornada da Liga inglesa, o Manchester City recebeu e venceu o Porstmouth, por 2-0, com golos de Adebayor e Kompany.