O artigo foi vendido por um adepto do clube londrino que agarrou a medalha, a 29 de Abril de 2006, lançada pelo português, após uma vitória em casa por 3-0 sobre o rival Manchester United.

Confirmado o primeiro lugar na Primeira Liga inglesa, José Mourinho recebeu a respectiva medalha de campeão, que atirou para a bancada onde se encontram os adeptos do Chelsea.

Esta foi agarrada por Sebastian Kayll, que a colocou à venda em Novembro do ano passado, também através da leiloeira Bonhams, tendo hoje arrecadado 25 mil euros (21,6 mil libras).

Perante o gesto do técnico, foi-lhe atribuída poucos minutos depois uma segunda medalha, que Mourinho voltou a lançar para os adeptos dos “blues”.

Na altura, Mourinho justificou a reacção alegando que já possuía uma medalha do primeiro campeonato e que queria partilhar a vitória com os adeptos.

“A medalha era para todos, mas penso que a pessoa na assistência que ficou com a medalha é sortudo, porque regressa a casa com uma memória fantástica ou vai ao eBay e faz uma fortuna”, disse.

A medalha foi leiloada pela Bonhams foi estimado por entre 12 mil e 15 mil euros (entre 13,7 mil e 17 mil euros), mas acabou por ser vendida por 16,8 mil libras (19,1 mil euros) por um comprador anónimo.

O especialista da leiloeira, Chris Hayes, adiantou à Lusa que houve, em relação à primeira medalha, mais demonstrações de interesse devido às notícias na imprensa e à popularidade de José Mourinho.

Por coincidência, o treinador português, actualmente à frente do Inter de Milão, enfrenta hoje o antigo clube, no estádio de San Siro, Milão, em jogo dos oitavos de final da Liga dos Campeões.