O brasileiro Denilson, logo aos cinco minutos, e o espanhol Cesc Fabregas, aos 83, de grande penalidade, apontaram os tentos dos “carrascos” do FC Porto nos oitavos de final da Liga dos Campeões.

Agora com 67 pontos, o Arsenal tem, no entanto, um jogo mais do que o Manchester United, que soma 66 e joga domingo, em casa, com o Liverpool, adversário do Benfica nos quartos de final da Liga Europa.

O Chelsea, que tem apenas 29 jogos e joga também no domingo com o Blackburn, fora, regista 64 pontos.

Os golos de Denilson e Fabregas, de regresso após lesão, ainda assim, foram o suficiente para o Arsenal chegar à liderança, num encontro em que o West Ham jogou a segunda parte com mais um elemento, por expulsão do belga Thomas Vermaelen, expulso aos 44 minutos.

O lance deu origem a uma grande penalidade, que, contudo, foi desperdiçado pelo italiano Alessandro Diamanti, que permitiu a defesa ao guarda-redes espanhol Manuel Almunia.

Já no final do encontro, Cesc Fabregas fez o seu 15.º golo na prova, na transformação de uma grande penalidade, a castigar mão na bola de Matthew Upson.

O Portsmouth, com Ricardo Rocha até aos 85 minutos, venceu o Hull City por 3-2, com os golos da vitória marcados já perto do final, mas mantém-se ainda como último classificado, agora com 13 pontos (foram-lhe retirados nove pontos, de forma administrativa).

O Everton, eliminado pelo Sporting da Liga Europa, subiu ao oitavo lugar, graças ao triunfo em casa sobre o Bolton por 2-0, com golos do espanhol Mikel Arteta e do sul-africano Steven Pienaar.

O Birmingham, que perdeu 3-1 na deslocação ao Sunderland, "caiu" para nono lugar. Para os locais, que seguem no 12.º lugar, marcaram Darren Bent, aos cinco e 11, e Anton Ferdinand, aos 88, com Cameron Jerome a reduzir, aos 80.

O norueguês John Carew “bisou” na recepção do Aston Villa ao Wolverhampton, mas os golos de Jody Craddock e James Milner empataram o encontro (2-2).

O Tottenham (Eidur Gudjohnsen e Niko Kranjcar) venceu 2-1 na deslocação ao terreno do Stoke City (Mathew Etherington), enquanto o Wigan triunfou na receção ao Burnley, com um golo solitário do colombiano Hugo Rodallega.

Domingo, o Manchester United recebe o Liverpool, adversário do Benfica nos quartos de final da Liga Europa, enquanto o Chelsea joga fora com o Blackburn.