A UEFA disse ainda ter alargado em dois anos, para Julho de 2013, o período de "pena suspensa" ao futebolista, que já se encontrava a cumprir uma medida idêntica depois do comportamento que teve na meia-final da última época na “Champions”.

Na ocasião, a UEFA entendeu que Drogba teve um comportamento agressivo para com o árbitro do jogo com o FC Barcelona - na qual o Chelsea foi também eliminado - e o avançado foi suspenso por seis jogos.

Didier Drogba teve então a pena de seis jogos, os últimos dois em caso de reincidência por um período de dois anos, e José Bosingwa, que também terá dirigido ofensas ao árbitro, com quatro, o último a ser aplicado apenas se fosse reincidente.

O avançado marfinense irá, assim, falhar os dois próximos jogos nas provas europeias, embora o Chelsea tenha agora três dias para apresentar recurso desta decisão da UEFA.

Drogba é uma referência no ataque da equipa inglesa, mas também da sua selecção, adversária de Portugal no Mundial2010 da África do Sul.

O sueco Sven-Goran Eriksson, que domingo assumiu o comando da Costa do Marfim, já afirmou que conta com Drogba para liderar a selecção marfinense no Mundial, prova em que diz ter hipóteses de superar a fase de grupos.

Costa do Marfim, Portugal, Coreia do Norte e Brasil integram o grupo G do campeonato do Mundo de futebol, que se disputa de 11 de Junho a 11 de Julho.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.