Em White Hart Lane, no “derby” londrino, os "spurs" surpreenderam os rivais como golos de Defoe, de grande penalidade aos 15 minutos, e Bale, aos 44, enquanto Lampard reduziu para os "blues", já em tempo de descontos, numa altura em que a sua equipa jogava com menos uma unidade, devido à expulsão do capitão John Terry (67).

Na equipa do Chelsea, Paulo Ferreira e Deco foram titulares e Hilário ficou sentado no banco de suplentes.

Com este resultado, o Chelsea manteve 77 pontos, mas agora tem apenas mais um do que o United, segundo classificado, enquanto o Tottenham, que somou 64, subiu ao quarto lugar e reforçou a candidatura à Liga das Campeões, tirando proveito do resultado do “derby” de Manchester.

No Estádio Cidade de Manchester, os "red devils" bateram o City em cima do minuto 90, graças a um golo solitário do veterano Paul Scholes, que marcou de cabeça, após cruzamento de Evra, um dia depois de ter renovado contrato por uma época, aos 35 anos.

O extremo português Nani começou no banco da equipa tricampeã inglesa e entrou em campo aos 59 minutos, em substituição de Gibson.

O Arsenal, terceiro classificado com 71 pontos, poderá também regressar à luta pelo título caso vença domingo no campo do Wigan, quando faltam apenas três jornadas para o final da Premier League.

Na luta pelos lugares europeus, o Everton reforçou o oitavo posto e ficou a apenas um ponto do Aston Villa, sétimo, após um valioso triunfo no terreno do Blackburn, por 3-2, com o australiano Tim Cahill a marcar o tento da vitória já perto do final da partida.