Na 38.ª e última jornada, os "blues", com Paulo Ferreira e Hilário no banco de suplentes, confirmaram categoricamente o primeiro lugar da "Premier League" e de nada valeu o triunfo do Manchester United sobre o Stoke City, por 4-0, com Nani na equipa titular dos "red devils".

À partida para a ronda, a formação de Alex Ferguson precisava ganhar e esperar por uma derrota ou empate do Chelsea para festejar novo título.

A formação de Londres, que terminou a temporada com 103 golos marcados na competição, chegou ao intervalo a vencer por 2-0 (tentos de Anelka e Lampard) e construiu a goleada no segundo tempo com destaque para os três tiros certeiros do marfinense Didier Drogba.

O avançado africano somou 29 golos e deixou para trás Wayne Rooney, do Machester United, que hoje ficou em branco, terminando a época com 26.

O técnico italiano Carlos Ancelloti sagrou-se pela primeira vez campeão inglês, naquela que foi a sua temporada de estreia no campeonato inglês.

O Arsenal garantiu o terceiro lugar, e o acesso directo à Liga dos Campeões, com um triunfo por 4-0 sobre o vizinho Fulham, ficando o quarto lugar para o Tottenham, que perdeu por 4-2 no campo do despromovido Burnley.

O extremo português Luís Boa Morte, que passou grande parte da temporada lesionado, regressou aos golos no West Ham, no empate a uma bola na recepção ao Manchester City.

O Liverpool, que já estava matematicamente fora dos lugares da "Champions" despediu-se da temporada com um nulo no terreno do Hull, outra equipa que vai competir no "Championship" em 2010/11.