Depois de ter festejado o título inglês há uma semana, o Chelsea, com Paulo Ferreira e Hilário no banco, celebrou a conquista da sexta Taça de Inglaterra do seu historial, graças a um golo do marfinense Didier Drogba, aos 59 minutos.

Depois de ter descido de divisão, o Portsmouth, com Ricardo Rocha a actuar os 90 minutos, não conseguiu salvar a temporada, apesar de ter disposto de uma grande penalidade aos 56 minutos, quando o encontro estava empatado a zero, mas Kevin-Prince Boateng permitiu a defesa de Peter Cech.

Na primeira parte, o Chelsea foi completamente dominador, podendo queixar-se da falta de sorte, pois, em 45 minutos, acertou cinco vezes nos ferros da baliza dos "pompeys".

No segundo tempo, o Portsmouth, treinado por Avram Grant, antigo técnico dos "blues", entrou melhor, mas, três minutos depois de Boateng ter desperdiçado a grande penalidade, Drogba fez o único golo da partida, na marcação de um livre direto.

Aos 88 minutos, Frank Lampard podia ter acabado com o encontro, mas também falhou uma grande penalidade, atirando ao lado da baliza de David James.

A nota negativa do encontro, visto ao vivo por 88 235 espectadores, foi a lesão do alemão Michael Ballack, substituído ao intervalo, lançando dúvidas sobre o seu estado para o início do Mundial2010.