O Tottenham, da Primeira Liga inglesa de futebol, fez o registo do seu interesse em utilizar o Estádio Olímpico de Londres, apesar de as autoridades locais terem aprovado na sexta-feira o projecto de renovação do estádio do clube.
O Conselho de Haringey (Norte de Londres) autorizou na sexta-feira o Tottenham a construir um estádio de 56 250 lugares adjacente ao actual White Hart Lane, depois de o clube ter alterado o projecto, na sequência da sua rejeição em Janeiro.
O Tottenham divulgou uma declaração em que indica que se juntou à companhia norte-americana gestora de eventos de desporto e entretenimento AEG para competir com o rival da Primeira Liga West Ham, que também registou o seu interesse dentro do prazo, que terminou na quinta-feira.
O presidente do clube disse que o Tottenham, apesar de anteriormente ter reiterado que a sua opção preferida era substituir o antigo estádio por um novo no mesmo local, registou o interesse no Estádio Olímpico porque a companhia gestora do recinto informou que quem não registasse o interesse no prazo indicado não se poderia depois candidatar.
Daniel Levy sustentou que é “prudente e de boa gestão assegurar-se de que se exploraram todas as opções possíveis” para o clube.
“Sempre mantivemos que não adoptaríamos qualquer projepto que pudesse debilitar a estabilidade financeira global e o futuro êxito do clube e este deve continuar a ser o nosso princípio norteador para determinar a melhor opção para os interesses do clube, de todos os seus adeptos e dos accionistas”, sustentou Daniel Levy.
O estádio White Hart Lane, onde o clube joga desde 1899, tem 36 310 lugares.
O Tottenham propôs que o novo estádio fosse incluído como local possível para acolher jogos do Mundial de futebol de 2018 ou 2022, no âmbito da candidatura britânica, embora os organizadores já disponham em Londres dos estádios de Wembley e Emirates, este propriedade do Arsenal.
O Estádio Olímpico está preparado para reduzir o número de lugares para 25 000 depois dos Jogos Olímpicos Londres2012, mas o West Ham, que dispõe hoje de 35 000 assentos no Upton Park, prevê utilizar 60 000 caso a estrutura lhe seja atribuída.
O West Ham foi o única entidade a divulgar publicamente o seu interesse no Estádio Olímpico antes do fim do prazo para o registo de interesse, que decorreu até quinta-feira.